COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL CHRISTIANO MARQUES BONILHA
TELEFONE: 3532 9100
SÉRIE: 3º EM ANO :2010 TURNO: Matutino
Nº DE ALUNOS: CARGA HORÁRIA SEMANAL:
DISCIPLINA : Português PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
| ||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Elaborar estratégia de resolução de questão de exame de acesso ao ensino superior,
· Reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo: personagens, marcadores de tempo , localização e sequência lógica dos fatos;
· Relacionar contexto sociocultural a uma determinada obra literária;
· Utilizar conhecimentos formais para formular hipóteses sobre o uso de determinadas variedades da língua portuguesa presente em um texto.
· Comparar as características de diferentes gêneros na apresentação de um mesmo tema;
· Formular opinião adequada sobre determinado fato social;
· Determinar categoria pertinente para análise e interpretação do texto literário;
· Inferir o sentido de palavras ou expressão considerando o seu contexto
· Identificar no texto marcas de uso de variação lingüística;
· Formular a opinião adequada sobre o determinado fato social;
· Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal;
· Utilizar conhecimentos formais para formular hipótese sobre o uso de determinadas variedades da língua portuguesa, presente em um, texto oral e escrito.
· Propor a reescrita de partes de um texto, utilizando os recursos de sistema de pontuação;
· Formular opinião adequada sobre determinado fato social;
· Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal.
|
· A leitura e a construção da modernidade e do moderno;
· A crítica de valores no texto literário;
· Análise estilística: nível sintático – a extensão dos períodos; Contexto sociocultural e obra literária;
· A primeira e a segunda geração modernista da literatura brasileira.
· Estrutura sintática e construção da tese;
· Texto argumentativo: dissertação escolar;
· Estrutura da atividade escrita:
· Planejamento .
· Adequação lingüística e ambiente de trabalho;
· Construção lingüística de superfície textual:
· Paralelismo, coordenação e subordinação.
· Estrutura da atividade escrita:
· Planejamento para construção de texto e revisão;
· Texto argumentativo: dissertação escolar e acesso Ensino Superior.
|
· Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de conteúdo e estratégia por parte do professor.
· Discussão e sistematização dos temas discutidos.
|
· Televisão e vídeo;
· Livro didático;
· Rádio;
· Caderno do professor.
· Caderno do aluno.
· Data show(PTT)
· Vídeoaula vestibulando digital –(Modernismo)
· Filme: Vidas secas
· Jornais
· Livro didático: Português-Maia
· Gramática
|
· Resolução de exercício e de questão de vestibular.
· Produção de projeto de texto dissertativo-argumentativo;
· Resolução de exercício e situações-problema.
· Produção de texto oral;
· Produção de texto sintético gênero scrap de orkut.
· Produção de dissertação escolar de acordo com o modelo do Enem;
|
Além da avaliação contínua, os alunos serão avaliados também por meio de:
O critério usado será a síntese das notas.
|
________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário