COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL CHRISTIANO MARQUES BONILHA
TELEFONE: 3532 9100
SÉRIE: 2 º A EM ANO :2010 TURNO: Matutino
Nº DE ALUNOS: CARGA HORÁRIA SEMANAL:
DISCIPLINA : Português PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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-Localizar informações relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado;
-Inferir do sentido de palavra ou expressão considerando o contexto delas no texto;
-Reconhecer diferentes elementos internos e externos que costuram o texto narrativo literário; apropriando-se dele no processo de construção do sentido;
-Formular opinião adequada sobre determinado fato artístico, cientifico ou social.
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-A questão de vestibular de literatura:
-Interação entre elementos literários e linguísticos;
-A obra de Álvares de Azevedo: época, contexto e estilo;
-Metáfora.
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-Propor a reescrita de partes de um texto, considerando uma proposta de transformação de determinados recursos lingüísticos ou expressivos.
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-Televisão e vídeo;
-Livro didático;
-Radio;
-Caderno do professor.
-Caderno do aluno.
-Data show(PTT)
-Vídeoaula vestibulando digital
-Filme: Vidas secas
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-Resolução de exercícios e questão de vestibular; ---Leitura em voz alta e dramatizada ;
-Reescrita de texto de acordo com proposta específica.
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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-Contextualizar histórica e socialmente o texto literário;
-Reconhecer diferentes elementos que estruturam o conto fantástico gótico na recepção e produção textual.
-Estabelecer relação entre tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la;
-Reconhecer recursos prosódicos freqüentes em textos poéticos (rima, ritmo, assonância, aliteração) e expressivo;
-Estabelecer relações, em texto poético, entre recursos expressivos e tema; -Determinar categorias pertinente para análise e interpretação de um texto literário;
-Relacionar os sentidos de um texto literário a possíveis leituras dessas obra em diferentes épocas;
-Reconhecer texto literário como fator de promoção dos direitos e valores humanos.
-Localizar informações relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado;
-Formular opinião adequada sobre determinado fato artístico, cientifico ou social contrapor informações de um mesmo fato (o poema) em diferentes textos;
-Reconhecer o texto literário como o fator de promoção dos direitos e valores humanos.
-Localizar informações relevantes do texto para solucionar determinado problema apresentado;
-Comparar o mesmo tema em textos de época diferentes;
-Reconhecer como elementos integradores do sistema de comunicação; reconhecer a letra de música como fator de promoção (ou degradação) dos direitos e valores humanos;
-Compreender a literatura como sistema social em que se concretizam valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
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-Tempus fugit e a crise na identidade social do poeta;
-O conto fantástico gótico; ultra romantismo e Álvares de Azevedo.
-Artigo de opinião: concatenação de idéias e uso de conectores;
-A poesia de denuncia social: Castro Alves.
-O gênero entrevista: tecido lingüístico, concatenação de idéias e progressão textual;
-A poesia contemporânea e o estatuto social do poeta; produção de artigo de opinião.
-Análise estilística: advérbio e metonímia;
-Valores sociais e culturais no texto; estrutura do projeto de texto.
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-Produção de conto fantástico gótico; resolução de exercícios.
-Produção de texto poético; resoluções de exercícios e situações problema.
-Produção de um texto argumentativo sobre o papel do poeta na atualidade; resolução de exercícios e atividade problema; discussão oral.
-Produção de texto argumentativo comparativo; resolução de exercício e atividade problema; discussão oral.
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Além da avaliação contínua , os alunos serão avaliados também por meio de:
O critério usado será a síntese das notas.
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Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
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