Aprendendo com Filmes
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Juntar uma turma para assistir a um filme no cinema ou fazer uma locação e vê-lo em casa pode ser uma boa opção para se refletir sobre alguns temas abordados em sala de aula. Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.
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Mas não é qualquer filme que reporta os teores escolares, é necessário fazer uma busca para identificar quais os melhores, basta pedir informações com os atendentes da locadora, pois sabem a qualidade do filme devido ao seu diretor, a produtora, etc.
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A variação dos temas é infinita, como: preconceito, morte, alunos que participam de gangues, problemas familiares, guerras, filmes que retratam épocas, degradação ambiental, aventuras, romances, dentre outros.
Está na hora de modernizar sua escola. , cobre dos coordenadores (se for professor) e, cobre dos diretores (se for coordenador), alterações que resultem em práticas renovadas, aulas mais dinâmicas, utilização de recursos que já existem na sua escola, integração entre as disciplinas e interação entre seus materiais de aula e vídeos, Internet, livros da biblioteca, pesquisas de campo...
Professores procurem acompanhar os lançamentos de filmes nos cinemas e nas locadoras de vídeos, nos jornais de circulação diária e nas revistas semanais de informação, através da Internet e de comentários de colegas. Prestem atenção em títulos que possam contribuir com as aulas de geografia, literatura, português, história ou qualquer uma das matérias da sua agenda escolar.
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VAMOS AOS FILMES | |
Filmes – entretenimento de formação crítico-cultural
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Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.
Uma mente brilhante
Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.
Nenhum a menos
Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.
Ana e o rei
Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.
Pro dia nascer feliz
Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.
Forest gump
Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.
Duelo de Titãs
Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.
Cidade dos homens
Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
- O clube do imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.
Sociedade dos poetas mortos
Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.
- Cena do filme
Com mérito
Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.
O Nome da Rosa
Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.
Meu mestre minha vida
Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.
Perfume de mulher
Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.
Em luta pelo amor
Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.
Escritores da liberdade
Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.
A Voz do coração
Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.
Vem dançar
Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.
Conrack
Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.
Corrente do bem
Pensar na escola como sendo um lugar que pode gerar uma transformação tão grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de um estudante é algo que nos parece longe demais, no entanto, o filme a "Corrente do Bem" parte dessa premissa, parece querer nos dizer que o aquilo que nos parece aparentemente impossível pode estar ao nosso alcance.
A história do filme tem um grande mérito em seu currículo, já foi capaz de promover o surgimento nos Estados Unidos de um movimento assemelhado ao que foi apresentado nas telas, portanto, como dizemos na gíria, "moveu montanhas".
Vamos ao filme, trata-se da história de um garoto de 12 ou 13 anos, portanto um aluno de 7ª Série, com as aulas começando, em seu primeiro dia. Quando o garoto e seus colegas chegam a sala de aula, encontram o professor de geografia os aguardando, sentado em uma cadeira, a meditar sobre os pontos que pretende desenvolver nesse primeiro encontro com seus novos alunos. Quando todos estão sentados e instala-se um necessário silêncio, o professor inicia suas atividades apresentando-se e falando sobre os propósitos de seu curso e das dificuldades de se trabalhar com adolescentes; apesar de ter marcado o mapa na lousa em diversos pontos, o professor despreza o material e propõe uma atividade diferenciada, pergunta aos alunos sobre a possibilidade de desenvolvimento de um projeto, mas não um simples trabalho escolar, algo que vá além, que gere consequências, que provoque transformações.
Apesar de inicialmente termos a idéia de que tal professor (vivido pelo oscarizado Kevin Spacey, premiado pelo seu trabalho no crítico "Beleza Americana") é conservador e que suas aulas devem corresponder a sua postura e atitude diante do grupo, esta proposta inicial nos coloca diante de uma nova perspectiva, mais bela, mais poética, mais revolucionária.
Se ficamos interessados pela proposta, imaginem então, como reagiriam alunos de 12 ou 13 anos. Isso mesmo, a princípio, com grande indiferença, a não ser por um dos garotos, de nome Trevor, personificado pelo impressionante Haley Joel Osment (do surpreendente suspense "O Sexto Sentido" e do instigante "AI - Inteligência Artificial"), que cria a "Corrente do Bem". Essa corrente funciona como as pirâmides através das quais as pessoas tentam ganhar dinheiro ou livros, por exemplo, só que ao invés de utilizar essa artimanha para multiplicar os ganhos materiais, a proposta do garoto encaminha-se no sentido de fazer com que as pessoas pratiquem o bem para os outros, sem esperar qualquer devolução ou retorno.
Cada pessoa teria que fazer o bem para 3 indivíduos e, pedir que os outros continuassem fazendo o mesmo, ou seja, praticando o bem para outras pessoas e pedindo que elas estendessem essa corrente indefinidamente. De 3 benfeitorias ou benefícios prestados passaríamos numa segunda etapa para 9, dos 9 para 27 e, assim sucessivamente.
Perceberam como, uma simples idéia lançada numa sala de aula acabou por se tornar uma verdadeira revolução no pensar e no agir?
Além de nos provocar para que, como professores procuremos fazer com que nossos pequenos esforços se tornem grandes em seus resultados gerais para nossos alunos e nossas comunidades, o filme traz ainda discussões importantes acerca do respeito pelas diferenças, das dificuldades de relacionamente familiar nos tempos em que vivemos e, mais especificamente, da dificuldade que temos em entender os mais jovens (parecemos não querer escutá-los, mesmo quando nos mostramos atentos; parecemos não nos importarmos com o que os jovens pensam, quando deveríamos participar nossas opiniões e saber escutar a deles; apesar de toda rebeldia, muitos deles querem e precisam muito de nosso apoio).
O filme é muito interessante no sentido de despertar diálogos, de nos fazer entender pelos jovens e de nos fazer atentos a suas colocações, de nos fazer promover uma possibilidade de maior entendimento entre pais e filhos (fundamental para a educação!) e de aproximar as escolas daquilo que seja significativo para os estudantes, a comunidade e mesmo para nós, professores!
AMISTAD (O MELHORRRR)
Grandes sucessos se associam de forma corriqueira ao nome de Steven Spielberg. Algumas das maiores bilheterias da história do cinema foram dirigidas ou produzidas pelas mãos hábeis e competentes desse cineastas que já se tornou uma espécie de Midas da indústria cinematográfica. De sua promissora estréia com o suspense "Encurralado" até os recentes "O Resgate do Soldado Ryan" e "Minority Report", Spielberg formou um império. De garoto prodígio da direção, alçou vôos mais altos e hoje comanda um novo gigante das produções hollywoodianas, a Dreamworks (ao lado de Katzemberg e Geffen).
Depois de conquistar o coração do grande público com filmes que misturavam ação, suspense (dá para esquecer "Tubarão"?), magia ("E.T.", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau",...) e uma grande dose de efeitos especiais, Spielberg passou a se dedicar a uma conquista mais árdua, a dos críticos de cinema. Várias críticas lhe foram dirigidas por produzir essencialmente filmes que levavam crianças, adolescentes e jovens, em massa, aos cinemas de todo o mundo. Faltava-lhe uma produção mais séria, mais profunda (pelo menos era isso o que diziam os especialistas, com os quais não concordo!).
Surgiram produções maduras e de qualidade indiscutível. "A Cor Púrpura", "O Império do Sol" e o reconhecimento com "A Lista de Schindler". "Amistad" segue a trilha dessa nova vertente trabalhada por Spielberg (sem que abandonasse por completo produções voltadas para a diversão, o encantamento das platéias). Não atingiu o sucesso esperado pela produtora (foi o primeiro filme do diretor feito para a Dreamworks), nem tampouco conquistou os prêmios que se supunha pudesse obter, mas tem méritos indiscutíveis, entre os quais, o principal, colocar a escravidão no foco das discussões.
A História
Tudo se inicia com uma turbulenta jornada marítima numa embarcação que é identificada como "La Amistad". Trata-se de um navio negreiro que sofre um enorme revés ao ver os prisioneiros se rebelarem e trucidarem grande parte da tripulação. Desconhecendo os caminhos marítimos pelos quais conseguiriam voltar para casa, os líderes da rebelião mantém dois prisioneiros que devem levá-los de volta a África. São traídos e aportam na América do Norte.
Aprisionados são levados a julgamento. Os sobreviventes da tripulação pleiteiam a posse da "mercadoria" humana transportada no Amistad, são contestados pela rainha da Espanha, que também quer se apropriar do conteúdo da embarcação (com base no fato de que o navio era de bandeira espanhola); além deles, também os oficiais norte-americanos que apreenderam o barco e controlaram o motim desejam a posse dos cativos para vendê-los.
Contra eles se levantam abnegados defensores da liberdade humana, lutando contra a espoliação e a exploração características da escravidão. Capitaneados por Theodore Joadson (Morgan Freeman) e defendidos no tribunal pelo jovem e impetuoso advogado Roger Baldwin (Matthew McConaughey), os escravos liderados por Cinqué (Djimou Hounsou, que também aparece com destaque no filme "Gladiador") desafiam as leis e impingem um recomeço para a história republicana norte-americana. Contam, para isso, com o auxílio inestimável do ex-presidente John Quincy Addams (Anthony Hopkins).
Baseado em história verídica.
Aos professores
1- A escravidão, verdadeira chaga da história da humanidade, continua a existir ainda nos dias de hoje. Todos os anos são publicados artigos nos principais jornais do Brasil alertando para ações da polícia federal ou de ONGs que lutam contra a continuidade desse mal. Uma das alternativas de trabalho para o tema escravidão seria o de examinar denúncias, fazer levantamentos de artigos de jornais ou revistas a respeito do assunto, comparar os dados da escravidão hoje com os do filme e da bibliografia especializada sobre o tema,...
2- Uma outra alternativa seria a de comparar descrições e imagens feitas na época em que a escravidão estava em vigência nas américas com as cenas do filme (e de outros filmes que trabalhem com o mesmo tema).
3- Em várias regiões do Brasil foram organizados Quilombos, símbolos maiores da luta dos negros contra a humilhação da condição de escravos na qual viviam. Se houver alguma localidade próxima da escola ou da cidade em que seu trabalho estiver sendo desenvolvido, procure organizar uma visita aos descendentes dos escravos ou organize grupos de pesquisa que possam visitar o local e colher depoimentos e fotos a respeito do passado e do presente da comunidade local.
4- Examinem os códigos legais (da Declaração dos Direitos Humanos aos códigos nacionais, como a Constituição e o Código Civil) e busquem indicadores econômicos e sociais para verificar a condição de vida de brancos e negros no Brasil atual. Comparem o que está previsto nas leis com o que acontece no cotidiano.
Obs.: "Amistad" foi indicado a quatro "Oscars" e a quatro "Globos de Ouro" não tendo sido agraciado com prêmios em nenhuma das categorias em que concorreu. Além de Hopkins, Freeman, McConaughey e Hounsou, o filme conta ainda com a participação dos ótimos Nigel Hawthorne, Pete Postlethwaite e Anna Paquin.
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Quando a família McCourt nos é apresentada, nos deparamos com várias crianças num ambiente sujo, desprovido de comida, com um pai desempregado e sem perspectivas e com uma mãe que procura, na medida do possível, não enlouquecer diante desse quadro aterrador. Para as crianças se alimentarem tem que contar com o auxílio e a boa vontade de uma vizinha, que os acolhe maltrapilhos, alguns seminus e todos, indistintamente, precisando de um bom banho.
Ao receberem a visita de alguns parentes, são orientados a voltar para seu país de origem, a Irlanda, e deixarem o sonho (ou seria pesadelo?) americano para trás. Fracassaram. Olham do barco o porto de Nova Iorque, se despedem melancolicamente da Estátua da Liberdade. Deixam para trás uma terra de oportunidades que para eles representou derrota e morte. Enterraram um de seus filhos na América e, junto com ele, todas as suas esperanças. Quem sabe em casa, próximos de seus parentes, tivessem melhor sorte...
Corria a década de 1930. Anos duros, marcados por uma recessão mundial sem precedentes, surgida como conseqüência da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. A miséria que deveria afrontar a consciência e o coração dos homens se tornara moeda corrente. Eram tantos os pobres, os desempregados, que as pessoas não pareciam se importar com isso, aparentavam distância, cada qual tentando solucionar seus próprios dramas, suas carências e dificuldades.
À volta a Irlanda não proporciona ganhos. Ângela McCourt (Emily Watson) continua a conviver com a desgraça e, para piorar, não pode contar com o auxílio do marido, Malachy McCourt (Robert Carlyle), sujeito de bom coração, que demonstra amor sincero pelos filhos e pela esposa, mas que é fraco e se entrega ao alcoolismo e vive desempregado, conseguindo algum dinheiro a partir de trabalhos temporários. O problema é que uma boa parcela desse dinheiro acaba desviada para seu vício e não permite que seja colocada comida nos pratos de seus filhos...
As dificuldades se avolumam ainda mais quando a família é abandonada pelo pai, que foi em busca de oportunidades na Inglaterra e não retorna e nem manda dinheiro. O filho mais velho, Frank McCourt (protagonizado por três atores diferentes para apresentá-lo na idade adulta, como jovem e como criança), desde cedo encarregado de zelar pelos irmãos e aluno destacado na escola se torna, então, a esperança da família...
Forte e de tema denso, "As Cinzas de Ângela" é daqueles filmes que emocionam e nos fazem pensar, mobilizam nossas emoções e pedem reações. Assistam!
Perceber a pobreza e a miséria são caminhos fundamentais para que nos sensibilizemos em relação à mesma e que façamos alguma coisa que permita revertê-la, superá-la, mesmo que parcialmente, ainda que no âmbito local (em que estamos inseridos). Promova pesquisas e vá com seus estudantes a favelas e áreas carentes de sua cidade. Entrevistem as pessoas e verifiquem suas condições de vida, suas dificuldades. Perguntem sobre os auxílios que são dados por entidades governamentais (prefeituras, governo do estado ou governo federal) e por ONGs (Organizações não-governamentais). Depois de tudo isso, quando em aulas, questione seus alunos sobre medidas práticas que o grupo pode realizar para auxiliar essas comunidades.
Bicho de Sete Cabeças
O início do filme nos traz a imagem de alguns de nossos jovens e, no tocante aos professores, a de alunos que trazem problemas e geram enormes dificuldades para o exercício de nossa função. Há, inclusive, uma sintomática sequência que se desenvolve numa sala de aula, onde o personagem central, Neto (vivido por Rodrigo Santoro, surpreendente e bastante a vontade no papel) está totalmente desvinculado daquilo que está acontecendo na sala de aula, literalmente "no mundo da lua", desprezando solenemente a presença do professor.
Já se trata de um bom início de discussões, afinal de contas, como devemos agir em relação a esses garotos e garotas que, evidentemente, "embarcaram numa viagem sem volta" e que estão em nossas aulas "matando o tempo"? O que fazer quando tivermos indícios muito fortes de que algum jovem, entre aqueles com os quais estamos trabalhando, está usando drogas? De que forma devemos abordar a questão dos tóxicos entre nossos alunos? Como encaminhar uma discussão com os pais desses dependentes? O álcool e a maconha, não são drogas?
Outras questões importantes que podemos inferir a partir do filme referem-se a própria conduta da escola no que se refere a forma como as aulas são conduzidas, seus métodos, a comunicação e sua efetivação dentro de uma classe, os recursos que estão sendo utilizados, o diálogo entre os professores e os alunos e entre a escola e os pais e, por aí vai; afinal, temos uma parcela de responsabilidade se pensarmos que, enquanto educadores, devemos fazer com que nossos alunos aprendam nossos conteúdos e, também, assumam responsabilidades e tenham posturas definidas quanto a vida, permitindo que eles tenham condições de evitar as armadilhas do cotidiano, entre as quais, a droga se inclui.
É perceptível, nesse aspecto, que não estamos cumprindo com nossos compromissos de forma plena. Temos nos preocupado muito com os conteúdos e pouco com a formação de conceitos seguros de cidadania, ética e responsabilidade social. O filme da diretora Laís Bodanzky nos dá uma alfinetada que deve doer no fundo da alma, que deve servir para abrir nossos olhos, que deve nos mobilizar em direção a práticas que nos permitam auxiliar e resgatar nossos jovens dos caminhos da droga.
Voltemos ao filme. Neto é um jovem estudante que, como qualquer pessoa dessa faixa etária (não generalizemos, há muitos garotos que não medem os riscos e entram em verdadeiras "frias", mas, há outros que assumem compromissos, investem numa vida saudável, estudam e respeitam os pais), arrisca-se de forma irresponsável em atividades como pichações, viajar com a "galera" para o litoral sem o consentimento dos pais e sem nem ao menos informar aonde está, "transar" sem camisinha e sem conhecer a parceira ou, ainda pior, se envolver com drogas.
Proveniente de uma família de classe média baixa, Neto tem pais esforçados porém, pouco informados e, sujeitos as opiniões alheias. Quando descobre em que situações seu filho se meteu, especialmente, ao encontrar um cigarro de maconha na roupa do rapaz, o pai (vivido pelo experiente Othon Bastos) decide-se pela internação imediata do jovem num sanatório.
Nessa instituição, teoricamente uma das melhores disponíveis na cidade onde se passa a trama, Neto é submetido a situações absurdas como por exemplo, a tomar medicamentos sem qualquer avaliação prévia pelos médicos responsáveis ou ainda, é submetido a choques e ao convívio com doentes mentais em estágios avançados de enfermidade.
Seus apelos para que os pais o tirem dali são encarados como táticas de um viciado que pagaria qualquer preço para retornar ao convívio com as drogas, o que só faz com que se prolongue sua internação. Quando consegue sair, passa a conviver com o preconceito dos outros e tem dificuldades de readaptação que o levam a incorrer em novos erros e descaminhos, levando-o a nova internação.
Como escapar desse vai e vem? Como superar esse círculo vicioso? O que nós podemos fazer (pais, professores, sociedade em geral)?
Sensibilidade é uma das palavras essenciais nessa relação delicada. Compreensão e diálogo também fazem parte do caminho da recuperação. É ver para crer! | |
"Domésticas - O Filme" nos coloca em contato com cinco diferentes protagonistas, todas elas, empregadas domésticas. Cada uma delas alimentando um diferente sonho. Mais do que focalizar as câmeras nos devaneios de cada uma das referidas domésticas, os diretores Meirelles e Olival procuraram destacar o cotidiano, marcado pelo grande contraste entre trabalhar em casas de classe média e, ao final do dia (e nos finais de semana), viver a realidade dura e incômoda dos bairros pobres e violentos da periferia ou ainda das favelas.
Entre os sonhos das domésticas Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo, há desde o tradicional desejo de encontrar o principe encantado, passando pela possibilidade de melhorar de condição sócio-econômica e atingindo até, a idéia de ingressar na carreira de modelo fotográfico ou artista de televisão.
A referência aos sonhos não esconde a desilusão do dia-a-dia, entre vassouras, ferros de passar roupa, tanques e panelas. Tristeza e conformidade que podemos perceber na afirmação de uma delas, numa determinada passagem do filme, que diz que todas elas, sem exceção, sonharam com a possibilidade de uma profissão melhor, que lhes desse remuneração mais elevada e maior consideração; fecha sua consideração afirmando que, ninguém quer ser doméstica e que acabam se tornando domésticas pelas contingências da vida...
Para rir e chorar! Uma comédia que nos faz pensar e nos estimula a rever conceitos e atitudes! Mais um prodígio de Fernando Meirelles.
Elefante(Elephant)
“Elefante”, filme do criativo diretor Gus Van Sant vem a público retratar as mazelas da vida de uma juventude totalmente perdida quanto a seus propósitos. Adolescentes que não sabem ao certo qual é ou qual deve ser sua identidade e que se confundem ao assistir documentários sobre o nazismo na televisão. Não identificam o que estão vendo como sendo um relato que procura apresentar a história de uma das maiores tragédias de todos os tempos, pelo contrário, visualizam os rituais e as práticas dos seguidores de Adolf Hitler como exemplos de uma ordem que não percebem no mundo em que vivem.
Várias histórias num mesmo filme. Personagens que se encontram sem que se conheçam ou mesmo que venham a se conhecer. Pessoas que habitam diariamente um mesmo local sem que saibam da existência de uma boa parcela de pessoas que naquele mesmo espaço transitam, estudam, se relacionam, projetam seus futuros (será?)...
Assim é a High School de Columbine. Assim são tantas outras escolas nos Estados Unidos e em muitos países (inclusive no Brasil).
A escola, ponto de encontro de belas garotas anoréxicas que criticam abertamente qualquer comportamento diferenciado em relação aos seus próprios; onde a crueldade de certos adolescentes em relação a outros que não se posicionam ou agem dentro de certos parâmetros gera traumas que ficam ocultos atrás de semblantes fechados, de atitudes derrotadas e medos contidos.
A vaidade impera e execra tudo o que não se encaixa nos padrões esperados de beleza. A inteligência ofende e torna seus portadores membros de guetos fechados, onde são humilhados e agredidos. Os professores e demais membros do corpo docente são agentes de uma ordem que não respeita nem mesmo o comportamento justo e adequado de quem se atrasou para evitar que um drama pessoal e familiar (o alcoolismo) se tornasse uma tragédia. A ociosidade e a falta de interesse pelos estudos promove o surgimento de uma juventude para quem atirar em latas ou em pessoas é a mesma coisa...
A tragédia de uma escola abalou uma nação e preocupou o mundo inteiro, porém que medidas realmente efetivas tem sido tomadas para evitar que outras matanças como aquela de Columbine voltem a acontecer? Será que continuaremos vendo jovens desiludidos invadindo escolas e atirando a esmo sem alvos fixos, ceifando vidas sem que possamos perceber que também somos culpados por tragédias como essas?
De que adianta colocar detectores de metais na entrada das escolas? Será que o problema vai ser resolvido com policiais circulando nos corredores para intimidar novos atentados? A expulsão dos infratores e sua condenação solucionam a questão? Será que ao definirmos atitudes como essas para resolver tais problemas não estamos dando continuidade a fórmulas fracassadas? Será que não teremos que rever muito mais, quem sabe toda a estrutura educacional, talvez a própria conformação familiar e social do mundo em que vivemos?
Tanto o livro quanto o filme "Eu, Christiane F., drogada, prostituída,..." tem como grandes atributos o fato de trabalharem de uma forma semelhante a da produção global. Examinando o universo das drogas de quem transitou pelas bocas onde se encontrava qualquer tipo de entorpecente, de quem utilizou-se de cigarros de maconha (os tais tapinhas que não doem, mas que causam consequências perigosas para o organismo) ou cheirou cocaína, de pessoas que injetaram drogas em seus corpos ou que se venderam nas ruas para obter recursos e comprar a maldição em forma de ácidos lisérgicos, heroína ou cocaína.
Das dificuldades vividas dentro de casa ao contato com as drogas, da escola para as ruas de Berlim, de um quarto fétido a banheiros imundos de locais públicos. Todo esse itinerário vivido pela adolescente Christiane é apresentado de forma nua e crua, seja na obra literária, seja no filme. As sequências descritas no papel, em que ela tenta traduzir as sensações de seu corpo ao entrar em contato com os entorpecentes ou os momentos em que estava se drogando, são capazes de nos enojar e, ao mesmo tempo, nos despertam um grande questionamento, relativo a nossa incapacidade de compreender o que move um ser humano a fazer isso consigo mesmo.
Dos cenários deprimentes aos momentos de dor e sofrimento com as crises de abstinência sofridas pelas pessoas, do emagrecimento (e consequente infecção por doenças) a morte dos jovens, da perda da auto-estima ao fundo do poço da prostituição, nada parece escapar da narrativa de Christiane e das lentes do diretor alemão Ulrich Edel
Guerra de Canudos
Quando o sertão quase virou mar
A saga dos migrantes nordestinos em busca de melhores condições de vida tem se repetido ao longo da história do Brasil de forma constante. Em alguns momentos o drama desses retirantes rendeu muito mais do que tragédias familiares ou dramas pessoais. Um desses episódios marcantes foi a brutal Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia. Descontentes com a seca, a fome e a espoliação dos coronéis que dominavam o interior do nordeste, vários homens e mulheres se renderam as promessas de que seriam levados por um beato a salvação, a terra escolhida por Deus, ao paraíso prometido nos dizeres bíblicos.
Há um misto de falta de informação (ou ignorância), credulidade religiosa extremada, desesperança com as condições em que viviam e insatisfação total com os desmandos dos poderosos do açúcar que nos ajudam a entender os motivos que levaram tão grande número de pessoas a seguir Antônio Conselheiro, o tal beato que lhes prometia o ceú às custas de enormes sacrifícios e dores de cada um dos peregrinos. À medida que sua fama aumentava e o povoado do Belo Monte surgia no meio de um terreno árido e de poucas perspectivas, mais e mais pessoas se dirigiam para a pequena vila desses excluídos.
Aumentava também a preocupação dos donos de terras que, receosos de que o exemplo dado por Conselheiro e seus seguidores pudesse criar novas vilas como o Belo Monte e ameaçasse a sagrada propriedade buscaram o auxílio do novo governo republicano para que pudessem derrotar a ameaça que se impunha. Para tanto criaram algumas justificativas que fizeram com que para a região fossem despachadas algumas dezenas de soldados, equipados com recursos obsoletos, mal treinados e sem qualquer conhecimento prévio sobre a região e o que lhes esperava.
O resultado não podia ser outro, arrasados pelos temíveis jagunços liderados por um lunático que se considerava o Messias em busca de Canaã, os soldados debandaram e desse ato veio a certeza de que o adversário era muito mais poderoso do que se imaginava a princípio.
O início da história, narrado acima retrata apenas parcialmente o que foi chamado em uma das várias obras sobre o ocorrido como sendo "a guerra do fim do mundo" escrita por Mario Vargas Llosa; não deixa de ter lógica a afirmação contida no título da obra de Llosa pois, Conselheiro e seus seguidores eram muito mais do que apenas fanáticos religiosos, constituiam-se num retrato do Brasil que mesmo depois da terrível violência que se abateu sobre aquela região e aquelas pessoas, continua a existir. Tanto é assim que anos depois, em uma de suas obras de referência (Retirantes), o pintor Cândido Portinari, retratou o fenômeno das migrações internas que ocorre periodicamente em terras brasileiras. Recentemente, situações idênticas foram alvo da fotografia do premiadíssimo brasileiro Sebastião Salgado, ampliando seu foco para as misérias do mundo e visualizando um pouco do Brasil que poucos habitantes das cidades tiveram a oportunidade de conhecer.
Indicado para se utilizar em aulas de literatura, história, geografia, filosofia, atualidades ou ética. Nos possibilita discutir não apenas o conflito vivido no final do século XIX, nos primeiros anos da república brasileira mas, também, as questões da atualidade (migrações, miséria, fome, a geografia da pobreza), Juno | |
Juno”, direção do diretor Jason Reitman é um filme surpreendente. E a afirmação que faço refere-se a praticamente todos os seus quesitos. A começar pela temática, bastante difícil, a sexualidade adolescente, aflorando a flor da pele pela explosão dos hormônios que ocorre entre os 13 e os 17 anos. Se não bastasse isso, há também a questão da gravidez na adolescência, abertamente trabalhada, mostrando bem como é a cabeça de uma garota de 16 anos que espera um bebê sem ter nenhuma vontade de ser mãe… Temas tabus, trabalhados de forma pouco convencional, com diálogos francos e abertos, a partir do ponto de vista das garotas, sem apelar para o humor grosseiro ou para a estupidificação.
O elenco então merece palmas, da protagonista Ellen Page, que já havia mostrado talento no suspense “MeninaMá.com”, como a independente garota Juno, descolada, antenada em rock dos anos 1970/80, fã de filmes de terror de Dario Argento e, como toda adolescente, dona da razão; passando pela bela Jennifer Garner, aparentemente bem casada e que tem dificuldades para engravidar; por Michael Cera, como o adolescente meio nerd, bom na escola, nos esportes, na guitarra e que se envolve intimamente com Juno de forma mais do que casual (apesar da evidente paixão que nutre pela garota); passando ainda pelos pais de Juno ou pelo indeciso Mark (protagonizado por Jason Bateman), o marido quase perfeito da personagem de Jeniffer Garner…
Filme de baixo orçamento (7,5 milhões de dólares, uma bagatela para os padrões do cinemão norte-americano), com roteiro pra lá de inteligente, interpretações de primeira, tema diferenciado (para dizer o mínimo), “Juno” é uma experiência cinematográfica inovadora por nos fazer acreditar que aquilo que vemos realmente está acontecendo e não que esses personagens ou a história sejam inverossímeis…
Parece alguma coisa que pode acontecer na vida de qualquer um dos espectadores, na casa do vizinho, na vizinhança ou com alguém da família. É ver para crer!
QUE BOM EXEMPLO TIRAR: "Numa das primeiras aulas, o professor coloca uma música dos anos 60 para tocar, algo bem importante naquele momento histórico. E depois chega ao piano e toca uma peça erudita para mostrar como as duas são parecidas. Isso mostra que o currículo tem de estar em consonância com o seu momento. É um saber organizado, construído ao longo do tempo, mas o educador tem de fazer diálogo com o que está acontecendo. Não adianta eu querer falar de música se não faço idéia do que é que meus alunos estão ouvindo. Eu preciso gostar? Claro que não. Mas tenho de saber", diz Zilton Salgado, professor de artes, filosofia e sociologia do Colégio Vértice. Filme: Mr. Holland - Adorável Professor / aborda a deficiência auditiva.
Sinopse :
Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda. A Cor do Paraíso / aborda a deficiência visual.
Sinopse: Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora.
A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de “ver o mundo” é uma lição de vida.
Filme: Os Filhos do Silêncio
Sinopse:
Baseado em um sucesso da Broadway, Filhos do Silêncio conta a vida de John Leeds, um idealista professor de deficientes auditivos e uma decidida moça surda, chamada Sarah. No início, Leeds vê Sarah como mais um desafio na sua carreira profissional, mas logo o relacionamento dos dois transforma-se em um romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Sua escola já está recebendo alunos com necessidades especiais? Muitas escolas recebem esses alunos e ainda não tiveram as adaptações necessárias empreendidas para atender plenamente suas necessidades especiais. Livros em Braile, rampas para cadeiras de rodas, aprendizagem da linguagem dos sinais, carteiras adaptadas e tantos outros pré-requisitos devem ser cobrados das autoridades responsáveis para que se efetive um ambiente onde a aprendizagem dos portadores de necessidades especiais se realize. Criem comissões na escola e se organizem para cobrar as necessárias implementações em favor dessa sua nova e especial clientela...
Filme: Uma Lição de Amor/ aborda a deficiência mental.
Sinopse:
Em Uma Lição de Amor Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato.
Diante dessa situação em que aparentemente é impossível sair vitorioso, Sam decide enfrentar o sistema legal e estabelece uma incomum aliança com Rita Harrison (MICHELLE PFEIFFER), uma poderosa e egocêntrica advogada que inicialmente aceita o caso apenas por ter sido desafiada a fazê-lo.
Filme: Sobre Inclusão social
Sinopse: A vida de um jovem em uma instituição para doentes mentais, seu convívio com outros adolescentes problemáticos e suas esperanças e agruras com a sociedade.
Diário de um Banana = PEDAGOGIASinopse:Em Diário de um Banana Greg Heffley (Zachary Gordon) tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele, “normais”, sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: o ensino fundamental é a coisa mais idiota que existe. Mas tem um detalhe: ele registra toda a sua rotina na escola e também com a família em um diário.
Sinopse:Um jovem rei relutantemente assume o trono depois que seu irmão, Edward, abdica. Considerado incapaz de governar por conta de uma gagueira nervosa, o monarca despreparado precisa reencontrar sua voz e levar o país à guerra contra os alemães.
Cartas para Julieta - REDAÇÃOSINOPSE Jovem americana viaja para Verona, Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto – sim, aquela da clássica obra “Romeu e Julieta”. É neste local que ela descobre um grupo de pessoas que costuma responder às cartas – deixadas num muro – daqueles em busca de conselhos sobre o amor. A garota então responde a uma dessas cartas, datada de 1951, o que acaba inspirando a autora a viajar para a Itália em busca daquele que sempre foi sua verdadeira paixão. O fato também desencadeia uma série de eventos que irá mudar a vida de todos. FILME SÓCRATES - FILOSOFIAO Desafio de Darwin - Religião - Quimica - BiologiaSinopse: Em 1858, a vida de Darwin parecia esta se desmoronando. Sua revolucionaria teoria da evolução é contestada , enquanto seus filhos estão doentes. Com a sua carreira ameaçada e sua vida pessoal em crise, é sua esposa Emma, uma pianista clássica que estudou com Chopin, que o ajuda a perceber que o que ele chamou de mistério da vida é afinal o mistério e a verdade escondida dentre milhares de anos. A vida de Albert Einsten
Sinopse:
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, Albert Einsten não era um bom aluno na escola, reprovou em matemática, copiou um relatório de conclusão de curso na Universidade onde estudava; e como consequencia não teve bons empregos, visto que na Alemanha a nota escolar conta no currículo. Albert Einsten é um bom exemplo de que é possivel contrariar a opinião pública, de mero desconhecido tornou-se um dos maiores ciêntistas de todos os tempos, talves até maior que o seu próprio ídolo, Isaac Newton.
Informações Do Filme: Nome Original: A vida de Albert Einsten FILME: Mentes PerigosasO filme conta a história de uma ex-oficial da marinha que passa a lecionar em uma escola de subúrbio nos Estados Unidos onde alunos americanos e mexicanos convivem juntos. O filme se baseia em uma professora em seu primeiro trabalho, tendo que enfrentar uma sala de alunos rebeldes, cheio de problemas sociais envolvendo família, drogas e preconceito.
No começo a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) sente-se desafiada e pensa por alguns instantes que não é capaz de dar aulas para aquela turma e um outro professor lhe diz em uma conversa, que ela precisa de algo para prender-lhes a atenção. A professora coloca a responsabilidade para os alunos dá a todos nota A, afirmando manter essa nota alta e mais difícil que tirá-la uma vez só.
Em uma das cenas do filme, em que é ensinado uma série de verbos, uma das alunas diz que o verbo mais importante falado foi o verbo “escolher”, isso demonstra que aqueles alunos queriam escolhas, e estavam ali por não tê-las. Um dos pressupostos da PNL é: fazemos a melhor escolha que temos disponível no momento e Michelle nesse instante convence os alunos que escolheram estar ali ao invés de estar na rua roubando, escolheram se formar para ter um futuro melhor e escolheram pegar o ônibus para ir a escola a consumir drogas.
O filme permite aos alunos novas perspectivas e diz que a mente é um músculo que precisa ser constantemente exercitado e quando mais preparados eles estiverem, menos chances de serem derrotados eles terão.
A professora passa a ser então fonte de referência para os alunos e mesmo com as adversidades consegue fazer a diferença na vida deles ensinando poesia e a ver as coisas de uma outra forma.
Coach Carter – Treino para a Vida (Dublado) - Educação fisicaSinopse: Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.
Sinopse:
Baseado nos quadrinhos, esta comédia familiar conta a história do aluno Ducobu, considerado como “burro”, mas que na realidade é muito do esperto, que fora expulso de mais uma escola. Sua última chance antes de ir para o internato: A Escola Saint Potache, onde faz de tudo para enganar seus professores e sua nova colega de classe, Leonie, para se dar bem e fechar o ano sem ser reprovado Desonra (Dual Audio)
Após ter um caso com uma aluna, David Lurie (John Malkovich) vê sua carreira de professor universitário desabar. Despedido da Universidade da Cidade do Cabo, ele decide fugir para a fazenda da filha. Lá, distantes do resto do mundo, os dois são violentamente atacados por três jovens negros. Ao descobrir que um deles é filho de Petrus (Eriq Ebouaney), trabalhador de confiança, David perde sua crença no mundo. Mas, para não perder também o amor de sua filha, ele precisa vencer sua apatia e ajudá-la a superar o trágico ataque.
DetençãoSinopse:
Obrigados a permanecer no colégio após o final da aula como reprimenda, um grupo de estudantes logo descobre que o local abriga uma misteriosa força malígna, e precisam lutar para escapar dali com vida.
Vidas Sem Rumo - Drogas
Sinopse
O Filme “Twelve” filme foi escrito por Jordan Melamed, que é uma adaptação do livro de romance, de Nick McDonell, e tem direção de Joel Schumacher. E conta a história de um rapaz que larga o colegial e se torna traficante de drogas. Porém sua vida de lucros se arruína quando seu primo é assassinado e seu melhor amigo acaba preso, acusado pelo crime.
Documentário: Do Luto à Luta / documentário que aborda a Síndrome de Down.
Documentário que focaliza as deficiências, mas também as potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando deixamos de lado os preconceitos e estigmas sociais..
Documentário: Ser e Ter / Être et avoir / To Be and to Have
Sinopse:
O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.
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Quase Deuses - BIOLOGIA
Sinopse: Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.
Mais Dicas
Orações para Bobby
Em Orações para Bobby Orações para Bobby (“Prayers for Bobby”) é um filme emocionante que relata de que forma o preconceito pode mudar as relações familiares quando um de seus membros descobre-se ser homossexual. Baseado numa história verídica contada no livro de mesmo título de Leroy Aarons, o filme foi exibido apenas na TV norte-americana, no canal Lifetime em 24 de janeiro de 2009, tendo grande sucesso de audiência e enorme repercussão
A Onda DVDRip RMVB – Dublado
Sinopse:
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
SOBRE O FILME: Uma Professora Muito Maluquinha
Uma Professora Muito Maluquinha é um livro do escritor brasileiro Ziraldo em 1995 e publicado pela Cia. Melhoramentos de São Paulo no mesmo ano.
Conta a história de uma professora que tinha métodos e uma didática muito diferente do normal. Conquistou seus alunos com seu modo de ser e com suas atividades cativantes. O livro retrata diversas formas de ensinar e divertir os alunos. O livro de Ziraldo se tornou um filme produzido para a televisão e exibido pela TVE Brasil em 1996 contando com Letícia Sabatella no papel-título além de grandes nomes como: Othon Bastos, Cláudio Cavalcanti, Aracy Balabanian, Milton Gonçalves, Martha Overbeck e Domingos de Oliveira. O livro ganhou um novo filme que conta com Paola Oliveira no papel da professora Catarina. As filmagens foram feitas na cidade histórica de São João del-Rei, em 2009 e tem o lançamento previsto para o dia 15 de outubro(dos professores) em um ano ainda não declarado pela produção Paola Oliveira não imaginava que retornaria à sala de aula de uma escola de ensino fundamental. E muito menos no papel de professora. Por isso mesmo a atriz voltou no tempo durante as filmagens de Uma Professora Muito Maluquinha, baseado no clássico de Ziraldo. Com direção de André Alves Pinto e César Rodrigues, o longa tem estreia nacional no dia 7/10. O filme traz Paola no papel da romântica Cate, uma professora que chega à cidade natal em Minas Gerais no início da década de 40, e que provoca uma revolução no tradicional método de ensino do colégio. Para entrar no clima da personagem, Paola teve aulas de prosódia para reproduzir o sotaque mineiro e acabou assumindo o papel de “tia” também nos intervalos de filmagem com as crianças do elenco. “Fomos criando um laço de amizade. Sentávamos no chão e eu ia perguntando sobre as professoras, o colégio... Essa convivência foi muito prazerosa e ajudou na sintonia em cena também”, recorda a atriz de 29 anos, que torce para que os pais levem as crianças ao cinema. “Meu maior prêmio é que as pessoas tenham o prazer de descobrir a história dessa professora que estimula a criatividade sem rigidez. Apenas com afeto”, torce. Quem também aposta no sucesso do longa é Ziraldo. O autor e cartunista faz questão de frisar que não se trata de um filme didático. “A intenção não é incentivar a leitura. É simplesmente emocionar. É um filme que não se parece em nada com o que está em cartaz atualmente”, explica ele, que se inspirou numa antiga professora para criar a história publicada pela primeira vez em 1995.
Filme Prof.Verônica
Snopse:Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal d Rio de Janeiro. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após trabalhar na função por 20 anos, ela está esgotada e sem paciência. Um dia, ao sair do colégio em que trabalha, ela nota que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), de 8 anos. Verônica decide levá-lo até sua casa, na favela, mas ao chegar descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e agora estão atrás dele. Ela decide levá-lo consigo, buscando ajuda para escondê-lo.
O Discurso do Rei - PORTUGUÊS | |
- A Última Hora (Warner Independente Pictures), com Leonardo di Caprio: um filme que retrata problemas sócio-ambientais, degradação ambiental, levando a uma reflexão de que é necessário mudar a forma dos homens agirem sobre a natureza, trazendo uma visão de planeta sustentável.
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- Cartas de Iwo Jima & A Conquista da Honra (Warner Independente Pictures), de Clint Eastwood: esses dois filmes retratam a II Guerra Mundial, fazendo uma reflexão se os combatentes são heróis ou vilões, além de mostrar a visão do Japão e a dos Estados Unidos sobre a guerra.
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- O Contador de Histórias (Warner Independente Pictures), dirigido por Luiz Villaça: um menino de seis anos de idade é deixado pela mãe em uma instituição de menores, por esta acreditar que lá ele teria chances de um futuro melhor. O garoto passa a inventar histórias, a partir de suas próprias experiências de vida, se tornando um contador de histórias. Em breve nos cinemas!
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- Syriana (Warner Independente Pictures): um filme que aborda os problemas no Oriente Médio, mais precisamente sobre o mundo de negócios do petróleo. É um filme político, forte, que apresenta a atualidade de um povo que vive em guerra.
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- Fahrenheit 11 de Setembro (Europa Filmes): também é um filme que aborda a guerra no Iraque, instaurada pelo ex-presidente dos EUA, George W. Bush, fazendo duras críticas ao governo do então presidente e como os Estados Unidos se tornaram alvo de ataques terroristas.
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- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Gullano Filmes): com Paulo Autran, é a história de um menino que vai morar com os avós, após seus pais fugirem da repressão da ditadura militar.
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PROFESSOR F
Sinopse:Um educador experiente, Robert Anderson, sofre um esgotamento depois de ser atacado na sala de aula por um dos seus estudantes adolescentes.
Quando o conselho de escola recusa a apoiá-lo legalmente com medo de qualquer repercussão pública ou profissional na instituição, Anderson se torna um homem quebrado, alienado de sua esposa e filha e tentando encontrar consolo no fundo de uma garrafa. Lutando para manter um fio das suas relações vivas e ordem na sala de aula entre aqueles que não o apoiaram anteriormente, as frustrações de Anderson chegam a um ponto crucial quando ele esbofeteia a sua filha. Quando ela vai denunciar o fato, tanto Anderson quanto o resto do pessoal são ignorantes que a noite está a ponto de uma virada mortal: um grupo de jovens encapuzados invade a escola com a intenção de assassinar indiscriminadamente todos no seu interior.
“F” no título corresponde à menor nota dada a um estudante no sistema escolar americano e inglês. | |
Agora é só preparar a pipoca, escurecer o ambiente e divertir-se!!!
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Um comentário:
gostei muito dessas indicações de filmes eu ja assisti alguns desses e nem sabia que poderiam ser incluidos no processo educativo.
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