COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL CHRISTIANO MARQUES BONILHA
TELEFONE: 3532 9100
SÉRIE: 5 EM ANO :2010 TURNO: Matutino
Nº DE ALUNOS: CARGA HORÁRIA SEMANAL:
DISCIPLINA : Português PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
| ||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Reconhecer características do gênero de “crônica narrativa”;
· Comparar narrativa de diferentes gêneros;
· Distinguir a tipologia narrativa de gêneros narrativos, identificando crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos (crônicas e contos – por exemplo, contos de fadas, fábulas e outros gêneros mais longos);
· Ouvir textos narrativos.
· Produzir versão de letra de música.
· Retomar os elementos das narrativas;
· Analisar textos produzidos em outras linguagens;
· Como a fílmica e a musical, quem apresenta traços das narrativas;
· Reconhecer “rastros” de elementos da narrativa em gêneros textuais não narrativos;
· Analisar letras de musica e trechos de filmes, com o objetivo de destacar a narratividade;
· Recontar a narrativa por meio da produção de uma sequência de fotos.
· Reconhecer tacos característicos do gênero “letra de música”;
· Analisar norma padrão em funcionamento no texto ouvir canções produzidas em diferentes estilos;
· Analisar a norma padrão em funcionamento no próprio texto.
· Analisar influência de trilha sonora na formação do sentido de um texto;
· Ouvir leitura de narrativa acompanhada de trilha sonora;
· Interpretar letra de musica de maneira dramática;
· Analisar o funcionamento da gramática no texto.
· Comparar crônica narrativa e outros gêneros narrativos analisar narratividade em charge;
· Reconhecer elementos conotativos em letra de música;
|
· Traços característicos de crônica narrativa;
· Leitura oral de narrativa, com enfoque nas crônicas;
· Produção de crônica narrativa;
· Conceito de parágrafo;
· Conceito de denotação e conotação;
· Retomada de elementos da narrativa;
· Reconhecimento de traços narrativos em textos de diversos gêneros (narratividade);
· Ortografia.
· Traços característicos do gênero “letra de música”;
· Interpretação da letra de música (analise de elementos conotativos);
· Escuta de letra da música;
· Pesquisa sobre estilos musicais;
· Conceito de locução verbal;
· Seleção de trilha sonora para acompanhar a leitura de narrativa dramatização de canção;
· Interpretação de imagem com e sem trilha sonora;
· Sentido das palavras com e sem letra de música;
· Sistematização de características do gênero “crônica narrativa”;
· Sistematização do conceito de narratividade;
· Produção de nova versão para letra de música;
· Aplicação de denotação e conotação em letra de música.
|
· Produção de crônica narrativa com base em fatos retirados da realidade dos alunos;
· Sondagem inicial com base no repertório narrativo dos alunos;
· Comparação entre gêneros organizados pela tipologia narrativa;
· Verificarão de traços narrativos em textos de diversos gêneros e linguagens em comparação com crônica narrativa;
· Recontar a historia em linguagem visual mais próxima da faixa etária dos alunos;
· Trabalho lúdico com canções; produção de ilustração interpretativa de letra de música;
· Trabalho com trilha sonora; dramatização de letra de música;
· Produção de letra de musica com base em canção já existente.
|
· Livro didático;
· Caderno do professor;
· Música;
· Filmes.
|
· Seleção de crônica misturada a outros gêneros narrativos;
· Produção de crônica narrativa;
· Produção de quadro síntese com características do gênero “crônica narrativa”;
· Reescrita, transformando poema em narrativa, ilustração de crônica exercícios de ortografia;
· Produção de ilustração;
· Interpretação de letra de música;
· Construção de quadro síntese;
· Criação de dramatização adaptada;
· Analise de trilha sonora para texto narrativo;
· Analise de palavras em letra de música;
· Produção de nova versão para letra de música;
· Analise de crônica narrativa;
· Com base na sistematização de traços característicos do gênero.
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Além da avaliação contínua , os alunos serão avaliados também por meio de:
O critério usado será a síntese das notas.
|
________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário