COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL Dr. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO
TELEFONE: 3532 4044
SÉRIE:
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2
DISCIPLINA : Leitura e produção de texto PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
| ||||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
| ||
Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.
Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.
Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.
|
Gêneros textuais privilegiados:
Histórias de mistério
Texto publicitário (campanha de conscientização)
Anúncio publicitário Textos Informativos
Informativos jornalísticos Letra de música
Outros gêneros apresentados:
Charges
Texto documental
Mapas com legenda
Cartão telefônico
Tira humorísticas
Fábula
Crônica
Leitura e análise da linguagem:
Estrutura do cordel
Revisão da estrutura da narrativa
Reconhecimento e identificação da intencionalidade e do público-alvo do texto publicitário
Identificação dos recursos linguísticos e textuais utilizadas nos anúncios
Reconhecimento da chamada e do apelo emocional do texto publicitário
Produção de síntese
Identificação do suporte
Função do texto jornalístico
Análise das características e da linguagem utilizadas no texto jornalístico
Conceito de preâmbulo
Lide
Revisão do conceito de parágrafo
Conceito e produção de resumo
Impessoalidade em textos jornalísticos
Leitura e produção de infográficos
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais
|
Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.
Produzir compreensões de textos lidos;
Explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
Organizar roda de leitura de textos produzido por eles;
Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua
-valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo centrado na reflexão e no fazer.
- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor.
- Recursos áudio visual. (Data Show)aula
Leitura em voz alta pelo aluno,
como uma forma de partilhar com o grupo a leitura de
obras extensas, um capítulo ou um trecho a cada dia, ou, ainda, de apresentar aos colegas, a partir da leitura de poema ou texto narrativo, suas escolhas pessoais; - Leitura em voz alta pelo professor, que possibilita ao aluno o acesso a texto
vezes difíceis, mas que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo; - Leitura em voz alta ou contação de histórias da tradição oral por convidados da fam
da comunidade, que podem possibilitar ao aluno o acesso a textos que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo; - Produção de texto oral ou escrito, individu
(produções literárias próprias a partir de exercícios/jogos de exploração nas linguagens artístico-literárias);
|
Vídeos:
Bossa nova
Dom Quixote de
Grafismo nos quadrinhos
Deu a louca na Chapeuzinho
Textos de livros extraclasse.
-comunicados escolares,
Caderno do aluno
Jornais
Livro didático: Português
Caderno do aluno
|
Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:
produção de textos em diferentes gêneros textuais
o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
A produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;
O processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.
Produção de texto publicitário com imagens (cartaz e vídeo )
Produção de elementos Básicos do texto publicitário: Slogan logotipo e estratégias de convencimento
Adequação ao tema
Tomada de posição evidente
Uso de elementos articuladores
Conclusão que reforce o posicionamento tomado
Produção de elementos básicos do conto
| ||
Além da avaliação contínua , os alunos serão avaliados também por meio de:
O critério usado será a síntese das notas.
| ||||||
Avaliações,planejamentos,atividades,músicas para datas comemorativas , vídeos e muito mais.Contribua com a construção do blog,deixe uma sugestão de atividade. Se quiser saber algo mais sobre as postagens,deixe recado que responderei.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Planejamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário