COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL Dr. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO
TELEFONE: 3532 4044
SÉRIE: 5ª A e B EF ANO :2011 TURNO: Vespertino
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2
DISCIPLINA : Leitura e produção de texto PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
| ||||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
| ||
Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.
Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.
Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.
|
Gêneros textuais privilegiados:
Poesia de cordel
Conto
Fábula
Crônica
Outros gêneros apresentados:
Anúncio publicitário Texto documental
Informativos jornalísticos Mapas com legenda
Cartão telefônico
Leitura e análise da linguagem:
Estrutura do cordel
Revisão da estrutura da narrativa
Reconhecimento e identificação da intencionalidade e do público-alvo do texto publicitário
Identificação dos recursos linguísticos e textuais utilizadas nos anúncios
Reconhecimento da chamada e do apelo emocional do texto publicitário
Produção de síntese
Identificação do suporte
Função do texto jornalístico
Análise das características e da linguagem utilizadas no texto jornalístico
Conceito de preâmbulo
Lide
Revisão do conceito de parágrafo
Conceito e produção de resumo
Impessoalidade em textos jornalísticos
Leitura e produção de infográficos
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais
|
Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.
Produzir compreensões de textos lidos;
Explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
Organizar saraus literários de textos produzidos por eles;
Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua
-valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo centrado na reflexão e no fazer.
- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor.
- Recursos áudio visual. (Data Show)aula
|
Dicionário,
Textos de livros extraclasse.
-comunicados escolares,
Caderno do aluno
Jornais
-Livro didático: Português
Caderno do aluno
Vídeos:
Patativa
Ariano Suassuna
Deu a louca na Chapeuzinho
|
Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:
o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
A produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;
O processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.
Produção de texto publicitário com imagens (cartaz e vídeo )
Produção de elementos Básicos do texto publicitário: Slogan logotipo e estratégias de convencimento
| ||
Além da avaliação contínua , os alunos serão avaliados também por meio de:
O critério usado será a síntese das notas.
| ||||||
________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
7/03/2011
2 comentários:
Professora Fátima, que Deus te proteja sempre nos teus trabalhos e dê mais e mais entendimento para produzir sua escrita com clareza. Valeu muito te encontrar através dos teus planos de aulas na internet. Deus é nossa força!
Professor Almir Teles Barbosa - Ibicuí - Bahia.
imail de Almir Teles Barbosa: telespapaizinho@hotmail.com
Postar um comentário