sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Proposta de redação - narração em terceira pessoa

100 mil ficam sem água em Sumaré
Um crime ambiental provocou a suspensão do abastecimento de água de cerca de 100 mil moradores de Sumaré. A medida foi tomada na sexta-feira, quando uma mancha de óleo de aproximadamente 3 quilômetros de extensão surgiu nas águas do rio Atibaia. Anteontem, uma nova mancha apareceu nas proximidades da Estação de Tratamento de Água I, na divisa entre o bairro Nova Veneza e o município de Paulínia. A situação somente será  normalizada na quinta-feira. A Cetesb investiga o caso e os técnicos acreditam que o produto (óleo diesel ou gasolina) foi despejado em esgoto doméstico em Paulínia.


Levando em conta esta notícia e privilegiando a hipótese dos técnicos, apresentada no final do texto, escreva uma narração em terceira pessoa, caracterizando adequadamente personagens e ambiente. Crie um repórter investigativo que, ao tentar resolver o “crime ambiental”, descobre  que o ocorrido é parte de uma conspiração maior.


Atenção às exigências da proposta: caracterize as
personagens (descrição de pessoa), faça a associação dos fatos com o espaço e muita atenção ao narrador: deve ser em 3ª.pessoa (ou observador ou
onisciente...) – não fuja da proposta.

Nenhum comentário: