sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A crase

A crase
Usa-se o acento indicativo de crase quando houver a contração da preposição
artigo feminino
Eu vou a + a feira = Eu vou à feira.
Note como houve o encontro da preposição
mercado, veríamos que ocorreria o encontro da preposição
Eu vou a + o mercado = Eu vou ao mercado.
a e doa ou com os pronomes demonstrativos aquela e suas variações.a e do artigo a. Caso trocássemos feira pora com o artigo o.
REGRA PRÁTICA
a. Trocar a palavra feminina por uma masculina semelhante. Se ocorrer com a palavra
masculina o encontro
O professor se referiu ao aluno = O professor se referiu à aluna.
b. Trocar a preposição
A secretária foi para a reunião = A secretária foi à reunião.
ao, com a feminina ocorrerá a fusão à.a pela preposição para.
REGRAS ESPECÍFICAS
Nem sempre será possível, aplicar as regras práticas. Haverá casos que solicitarão o uso
de algumas regras específicas.
1.
horas.
Observação: A palavra
Estou esperando você desde as 2 horas.
Veja que se usarmos meio-dia, não haverá o encontro a + o:
Estou esperando você desde o meio-dia.
2. Dias da semana: ocorrerá crase somente no plural.
Das segundas às sextas-feiras, haverá reuniões.
Observação:
a. No singular não ocorrerá a crase:
Haverá reunião de segunda a sexta- feira.
b. Não ocorrerá crase antes dos meses do ano:
De janeiro a março, teremos dias quentes.
3. Nome de lugares: A ocorrência da crase será constatada com o auxílio do verbo
Horas: ocorrerá a crase. Irei ao clube hoje às 14 horas. A reunião será das 15 às 20desde elimina a ocorrência da crase:vir
ou
Irei à Argentina = Venho da Argentina.
Vou à Roma Antiga = Voltei da Roma Antiga.
Irei a Marília = Venho de Marília.
Vou a Roma = Voltei de Roma.
Ao usar o verbo
da = à
de = a
4. À moda ou à maneira: ocorrerá crase com estas expressões mesmo que
subentendidas:
Comi um bife à moda milanesa ou Comi um bife à milanesa.
Escrevo à maneira de Nelson Rodrigues, ou Escrevo à Nelson Rodrigues.
Observação: Esta regra ocorrerá com qualquer palavra subentendida:
Fui à Marechal Deodoro. = Fui à rua Marechal Deodoro.
Esta caneta é igual à que comprei. = Esta caneta é igual à caneta que comprei.
5. Distância: ocorrerá crase quando é determinada a distância:
Vi sua chegada a distância.
Vi sua chegada à distância de dez metros.
6. Casa: ocorrerá crase quando
modificada.
Volte a casa. (sentido de lar)
Vou à casa de meus irmãos. (modificada = de meus irmãos)
7. Terra: ocorrerá crase quando
Cheguei a terra. (solo)
O lavrador trabalha a terra. (solo)
Cheguei à terra natal.
Os astronautas regressaram à Terra tranqüilos.
8. Pronomes: ocorrerá crase somente nestes casos:
a. pronomes relativos
Esta é a garota à qual me referi.
b. pronomes demonstrativos
Referi-me àquele livro.
Note que se usássemos outro pronome apareceria a preposição
Referi-me a este livro = Referi- me a + aquele livro.
Observação: Com os pronomes demonstrativos
exigirem a preposição
Assisti a todas aulas do dia, menos às de física.
Note que o verbo assistir neste caso pede a preposição a:
Assisti a todas e assisti a + as de física.
c. Pronomes possessivos femininos (minha, tua, sua, nossa...): a ocorrência de crase é
facultativa:
Assisti a tua peça musical, ou Assisti à tua peça musical.
9. Locuções Adverbiais, Prepositivas e Conjuntivas Femininas. Normalmente
respondem às perguntas onde? como? por quê?
Veja:
Comerei à luz de vela. – Comerei como? à luz de vela.
Caso não usasse o acento indicativo de crase a frase teria outro sentido. Comerei a luz de
vela – Significa que a luz de vela será comida, o que é incoerente.
Adiou à noite. – Adiou quando? à noite.
Adiou a noite. – Significa que a noite foi adiada.

Observe algumas locuções: à risca, às cegas, à direita, à força, à revelia, à escuta, à
procura de, à espera de, às claras, às vezes, às pressas, à paisana, à tarde, à noite, à toa, à
medida que, à proporção que, etc.
voltar.vir ou voltar, deve-se observar a incidência do artigo na preposição de:não existir o sentido de lar ou quando estivernão estiver no sentido de solo:a qual e as quais:aquela, aquela, aquilo:a:a e as, só ocorrerá crase com verbos quea:

Nenhum comentário: