sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Planejamento Escolar 2011 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (LPT)

Planejamento Escolar
2011

Dizem que finjo ou minto
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Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço Sobre outra coisa ainda.
 Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é. Sentir?
Sinta quem lê!
Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"
1 - Apresentação
As atividades desenvolvidas nas aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT), no Ciclo II (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental, visam à formação do leitor literário capaz de fruir a arte literária pelas vias
• da apreciação de texto, por meio de leituras de diferentes gêneros literários como a literatura popular de tradição oral, os romances, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas etc.;
• da investigação, por meio de produções orais e escritas relativas à
o cultura literária ficcional: exploração de possibilidades estéticas;o documentação e memorização das ações humanas: relato, crônica social, ensaio, biografia; o discussão de problemas sociais controversos: carta de leitor, debate regrado, artigo de opio
• do conhecimento, por meio da progressiva elaboração de uma concepção estética sobre arte literária, a partir da leitura de obras da literatura de língua portuguesa, em especial a brasileira, ao longo da Educação Básica.
O princípio norteador das aulas de Leitura e Produção de Texto é
• a formação de leitores literários e
• o acesso ao vasto repertório da cultura ficcional existente na literatura universal.
Para tanto, a escola deve garantir momentos especialmente dedicados às práticas de leitura de diferentes gêneros, autores e obras consagrados.
Assim, estamos propondo
• práticas de leitura, voltadas especificamente para o desenvolvimento da competência leitora de nossos alunos de maneira prazerosa, lúdica, que desperte e cultive o hábito e o desejo de ler;
• práticas de exploração de diferentes linguagens, com ênfase na linguagem literária, com vistas à compreensão desta enquanto fenômeno linguístico e artístico;
• produção de textos em diferentes gêneros textuais, estimulada pela leitura de obras literárias, para
transmissão e construção de saberes: texto expositivo, exposição oral, seminário, tomada de notas, resenha;  o divulgar a obra;o convencer outros leitoreso documentar experiências leitoraso defender ideias/opiniões sobre questões controversas tratadas nas obraso socializar diferentes compreensões relativas à obra lida (pela oralidade ou pela escrita).
2 - Objetivos
Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.
3 - Procedimentos metodológicos
Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.
Vale ressaltar, entretanto, que o trabalho nas aulas de LPT deve estar em sintonia com o projeto pedagógico da escola no que se refere à formação de leitores, bem como dialogar com o currículo proposto para o ensino de Língua Portuguesa.
Nas aulas de Leitura e Produção de Texto, os professores poderão desenvolver um trabalho diferenciado com os alunos, lendo com eles, lendo para eles. Além disso, é importante que haja espaço para que os alunos possam
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• produzir compreensões de textos lidos;
• explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
• participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
• organizar saraus literários de textos produzidos por eles;
• assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
• cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
• desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Seguem algumas possibilidades de organização para as aulas de Leitura e Produção de Texto:
2011 4 e organização de material audiovisual disponível na escola ou na internet; com o grupo a leitura de s muitas ília ou al ou coletivamente, a partir de textos lidos
-
Seleção de textos literários;
-
Seleção e organização do acervo de leitura de cada turma com a participação dos alunos; - Seleção
-
Seleção e organização de material musical disponível na escola ou na internet;
-
Leitura organizada didaticamente como "Atividade Independente";
-
Leitura individual e silenciosa, para alunos leitores com certa proficiência;
-
Leitura compartilhada: ler com o aluno ou para o aluno;
-
obras extensas, um capítulo ou um trecho a cada dia, ou, ainda, de apresentar aos colegas, a partir da leitura de poema ou texto narrativo, suas escolhas pessoais;
vezes difíceis, mas que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo;
da comunidade, que podem possibilitar ao aluno o acesso a textos que, por sua qualidade estética, podem vir a encantá-lo;
(produções literárias próprias a partir de exercícios/jogos de exploração nas linguagens artístico-literárias);
Leitura em voz alta pelo aluno, como uma forma de partilhar- Leitura em voz alta pelo professor, que possibilita ao aluno o acesso a texto- Leitura em voz alta ou contação de histórias da tradição oral por convidados da fam- Produção de texto oral ou escrito, individuPlanejamento Escolar 2011 5
  • Produção de texto oral ou escrito, individual ou coletivamente, a partir de textos lidos (participação em debates regrados, apresentação no púlpito, seminários, registro de comentários, resenhas críticas, cartazetes de divulgação para mural da escola, campanha publicitária etc.).
  • ATENÇÃO
    Na seleção e organização de livros e material audiovisual, é importante que o professor
    As produções do entretenimento estão disponíveis nos meios de comunicação, em especial nas rádios e nos canais televisivos, e não exigem um trabalho apurado de compreensão que justifique ocupar o período em que os alunos estão em sala de aula.
    Recomenda-se o mesmo cuidado na seleção e organização de materiais extraídos da internet, evitando mensagens de cunho religioso (em respeito às escolhas religiosas das famílias dos alunos) e também mensagens que sugerem caminhos de autoajuda.
    : ofereça produções literárias para seus alunos.
    3.1 - Ambiente / Recursos didáticos – disponibilidade e uso
    Para se desenvolver práticas de leitura e produção de texto, é necessário criar condições favoráveis não só em relação aos recursos, como também aos diferentes espaços disponíveis na escola (sala de leitura, pátio, jardim e outras áreas de convivência). Há escolas que, devido à sua localização, podem valer-se também de espaços do seu entorno (praças, parques, bibliotecas públicas, centros culturais etc.).
    É importante que se faça um levantamento do acervo já existente na escola e que este seja organizado e disponibilizado, de modo a facilitar o acesso de alunos e professores para diferentes momentos de leitura, tendo em vista os objetivos de cada atividade.
    Assim, para se desenvolver o trabalho com a leitura e produção de texto, é necessário que se organizem materiais e espaços adequados para os diferentes fins:
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  • colocar, na sala de aula, obras literárias variadas para o desenvolvimento de diversas modalidades didáticas, como a "leitura compartilhada", em que os alunos, com intervenções apropriadas do professor, adquirem novas estratégias para poder ler textos menos familiares;
  • estar à disposição dos alunos, inclusive para empréstimos, livros para a sua livre escolha, que podem desenvolver a "leitura autônoma", mobilizando competências já construídas;
  • organizar momentos de leitura, tais como a roda de leitores, em que sejam possíveis a troca de informações entre os alunos sobre o que se leu e a socialização com o outro sobre a sua experiência leitora. Essa é uma atividade que poderá ser feita em outros ambientes além da sala de aula, como: no pátio da escola, no jardim ou em outro local que propicie uma situação de leitura agradável e tranquila;
  • preparar leitura em voz alta, realizada pelo aluno ou pelo professor, como momento de deleite dos ouvintes. Nesse caso, não é preciso que, ao ler o texto, haja um conjunto de tarefas a serem cumpridas;
  • expor, em murais na sala de aula ou em portfólios, as diferentes fases de produção textual, desde as primeiras anotações ou rascunhos, até o texto em seu formato final. Isso pode ajudar o aluno a compreender que a produção textual é uma obra que requer um projeto inicial, momentos em que possibilidades são testadas, algumas etapas de reescrita e revisão final.
  • 4 - Avaliação
    Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:
    o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
    a produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;
    o processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.
    Recomenda-se a adoção de portfólios individuais. Neles, será possível observar o processo de elaboração da escrita, bem como manter um registro de todo o processo.
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    Além do portfólio, é importante que o professor crie formulários de registro da leitura e também da produção oral de seus alunos para, deles, extrair informações relevantes para a avaliação do processo de aprendizagem.
    5 - Observação
    Para um melhor rendimento na disciplina, o professor deverá também:
    • elaborar plano de aulas que
    o
    garanta um trabalho com a diversidade de textos, tanto para a leitura como para a escrita;
    o
    • ter disponibilidade para articular o seu trabalho com os professores das linguagens e códigos (Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna), numa visão interdisciplinar e de acordo com o projeto pedagógico da escola.
    faça parte de uma organização de curso para os quatro anos finais do Ensino Fundamental, elaborada com seus pares (outros professores de LPT e professores de Língua Portuguesa), no sentido de garantir escolhas, prioridades e complexificações definidas pelo grupo;
    6 - Materiais de apoio
    Todo o acervo literário já existente na escola.
    Equipe Técnica de Língua Portuguesa
     
        • Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.
        • Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.

        LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (LPT)

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