sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PLANO ANUAL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

"ADMINISTRAR, COORDENAR É EM GRANDE  PARTE, SABER SE COMUNICAR."

 PLANO ANUAL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A - INTRODUÇÃO:
Como Coordenador Pedagógico terei que diagnosticar os pontos críticos do processo Ensino Aprendizagem da U.E., e sugerir, propor atividades visando à superação dos problemas diagnosticados e aperfeiçoando o trabalho pedagógico, procurando ter sempre uma visão da realidade escolar, detectado pelo grupo envolvido.
Procurar trabalhar sempre com o objetivo de resgatar o aluno para à escola, tornando e mostrando a escola como um lugar importante e prazeroso e para isso precisamos do comprometimento de todos os envolvidos na U.E., principalmente com a interação entre os professores.
B – DIAGNÓSTICOS:
1 Comunidade Escolar:
    1. Participação dos Pais:
Durante o período que efetivamente encontro-me na U.E., percebi e senti a ausência de pais ou responsáveis nas reuniões, para tratarem de assuntos referentes aos seus filhos.
Como um dos objetivos, enquanto Coordenador Pedagógico, procurarei definir claramente nas reuniões com os alunos e com os pais freqüentes, que a presença do pai ou responsável é muito importante na construção do projeto educacional e do 1º grupo social á família.
    1. Hábitos de estudo dos alunos:
Incentivar e prover condições para o aluno ter estudo de apoio, leitura, orientação profissional, saúde e higiene.
Incentivar e orientar o educando da necessidade efetiva de sua participação nas aulas consideradas como atividades (Inglês, Educação Artística e Educação Física).
Incentivar a criatividade do educando, através de desenhos, cartazes e jogos.


    1. Condições Sócio - Econômicas:
Percebi que a comunidade escolar tem um padrão sócio - econômico bem diferenciado, mas a clientela escolar seria da classe média - baixa.
Observação: A U.E., através dos professores fornecerá todo material disponível ao aluno, sempre como empréstimo ou de acordo com a necessidade de cada um.
C - Dificuldades / facilidades para o desenvolvimento do trabalho.
    1. - Aspectos Dificultadores:
A defasagem e a falta de conhecimentos anteriores;
As faltas as aulas com freqüência, levando a evasão e repetência;
A ausências dos responsáveis nas reuniões para tratarem de assuntos
referentes aos seus filhos;
A ausência de uma equipe de apoio na U.E., para trabalhos relativo
a segurança, fumo , drogas e outros;
A participação efetiva por parte de alguns professores.
    1. - Aspectos Facilitadores:
A boa comunicação e interação entre Direção e Coordenação, parte
dos professores e alunos;
A integração entre a parte Administrativa e a Pedagógica;
O bom espaço físico disponível na U.E..

D - METAS:
1 - Em curto, médio e longo prazo:
Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo
Ensino - Aprendizagem;
Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade
escolar;
Pesquisar e acompanhar as causas da evasão, repetência e o
rendimento escolar dos alunos;
Propiciar o trabalho em conjunto em conjunto por área, por séries,
para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao
ao processo Ensino - Aprendizagem (multidisciplinares);
Incentivar e prever condições para dar continuidade aos projeto
Enviados pela D.E., tais como:
  1. Programa Educação mais Saúde -
Não existe melhor remédio.
  • Prevenção Também se Ensina
AIDS - D.S.Ts - Sexo na Adolescência
  • Ambiente sem Dengue
- Preservação na Natureza (Billings)
  1. FIAT - Para os Jovens
  2. Comunidade Presente nas Escolas
  3. Outros de interesses da U.E.,
Auxiliar e incentivar no uso dos matériais pedagógicos e colocar todo
o acervo a disposição para o trabalho pedagógico dos professores;
Auxiliar e orientar os professores nos processos de recuperação (Individual - Paralela - Contínua) e nas reposições de aula, quando necessário.
Projeto Proposto: Desenvolver o respeito do aluno ao Ambiente Escolar.
Objetivos:
  • Melhorar o respeito aos professores, direção e funcionários da U.E.,
  • Melhorar o respeito ao patrimônio público;
  • Melhorar o respeito a sociedade em geral;

E - AÇÕES:
1 - Curto prazo:
Procurar corrigir e melhorar as falhas diagnosticadas após a Avaliação do Saresp e dos resultados bimestrais (notas em gráficos).

  1. - Médio e longo prazo:
Ajudar e orientar para melhorar a disciplina no período;
Procurar e incentivar a participação dos responsáveis às reuniões
Bimestrais;
Procurar e incentivar a participação da comunidade nos trabalhos realizados pela U.E.;
Propor aulas diversificadas, para motivar o aluno e integra-lo no processo ensino - aprendizagem;
Procurar adequar o plano de ensino, plano da U.E., trabalho do professor a realidade do aluno do noturno;
Trabalhar com textos relacionados ao melhor desenvolvimento da educação (textos teóricos e reflexivos);
Procurar trabalhar com a ajuda de todos e lembrar a todos, que se cada um fizer sua parte, TODOS, atingirão os seus objetivos e satisfação pessoal.

F - H.T.P.C.
1 - Objetivos / Tema de desenvolvimento das reuniões:
Procurar a integração dos docentes nos horários de H.T.P.Cs.;
Divulgar todas as informações recebidas pela Diração e pela Diretoria de Ensino;
Montar atividades e leituras de textos para diversificar o trabalho dos professores,
Fornecer e trocar idéias para trabalhos interdisciplinares;
Coordenar o uso do espaço físico da U.E., para não haver choques com outras turmas ou outros professores.
2 - Estratégias:
Leituras de textos;
Troca de experiências e procurar sempre ouvir os professores e
atende-los sempre que possível;
Dinâmicas de grupo;
O uso de vídeo e temas para reflexão e orientação;
Discurso e avaliação de planos e projetos propostos.
  1. - Horário:
Os H.T.P.Cs são nos dias: Terça - Feira das 18horas às 19horas;
Quarta - Feira das 18horas às 19horas.
Obs: Coordenar os horários e temas para analises, conforme a necessidade apresentada pelo grupo.


  1. - Avaliação:
Solicitar dos professores uma avaliação do trabalho desenvolvido para que seja melhorado e diversificado cada vez mais a parte pedagógica do grupo envolvido.
G - HORÁRIO DE TRABLHO:

De Segunda à Sexta - feira das 18horas às 23horas, com 01 (hum) intervalo de 20 minutos para o café.

H - AVALIAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO:
Este Plano - Projeto de Trabalho deverá ser desenvolvido de acordo com as necessidades básicas apresentadas durante o ano letivo, aproveitando o calendário escolar e será avaliado sempre, que se fizer necessário.




       

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