sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Série: 5ª Atividade Avaliativa

Série: 5ª

Atividade Avaliativa

Data: 19/04_/2011

Valor:

Disciplina: Técnicas de redação e leitura

Professor: Fátima Azevedo

Aluno:                                                                                            Nº.:

Nota:



     Em aula, estamos estudando textos em forma de CRÔNICA. Quem narra a crônica é seu autor – o cronista – e tudo o que ele diz parece ter acontecido de fato, como se os leitores estivem lendo uma reportagem. O cronista recria flagrantes da rua, incidentes domésticos, numa linguagem e num ritmo próprios, por meio de diálogos engraçados, irônicos, pois o texto, mesmo com uma visão crítica, deve ser leve. Vamos, então, a uma  outra crônica, sobre outro tipo de animais? Leia-a com bastante atenção, e, se for preciso, releia-a novamente.
BICHINHOS DA TERRA (Darcy Ribeiro)
O Universo, dizem os sábios, tem uns cinco bilhões de anos. A Terra, com quatro bilhões e meio, é pouco mais jovem. A vida surgiu há seiscentos milhões de anos, os peixes há quatrocentos milhões; os répteis e as aves há duzentos e vinte e cinco milhões. Os hominídeos, nossos avós mais longínquos, há três milhões de anos. Nós mesmos, os homo sapiens, tal como somos agora, surgimos muito recentemente, há uns cinquenta mil anos. (...) Faça você um exercício bonito: ponha a história do mundo na escala de um dia e uma noite de 24 horas; o Universo teria surgido a zero hora, a Terra... etc. Alinhavei todos esses números para mostrar como somos pequeninos. Você e eu somos uns bichinhos da Terra, insignificantes, de vida brevíssima e muito enfezados. Tão briguentos uns contra os outros e tão desastrados no convívio com as outras formas de vida, vegetais e animais, que até podemos acabar com a vida no Planeta. Não precisava nem devia ser assim, mesmo porque é perfeitamente provável melhorar muito a vida, a nossa vida e a vida em geral. É claro que continuaremos cultivando plantas para comer, criando bichos para matar e devorar, derrubando árvores para fazer coisa, etc. Isso é natural, é a lei da Natureza, que só sabe fazer mais vida com mais mortes.
Reclamo é contra a destruição insensata das terras, é contra a poluição das águas, é contra o envenenamento dos ares, que debilitam todas as formas de vida, inclusive a nossa. O ideal seria fazer do planeta Terra o jardim dos homens, o santuário das plantas e dos bichos e, nele, um mundo justo e belo, em que toda a gente comesse todo dia e cada um respeitasse os direitos de todos os outros. Compor uma sociedade em que se cultivam as ciências e as artes e na qual cada criança pudesse se fizer herdeira do patrimônio de sabedoria e de beleza da humanidade. Isto tudo num esforço conjunto de fazer vicejar todas as formas de vida. Se a vida desaparecesse, se apagaria a consciência que o mundo pode ter de si mesmo. O Universo, os astros todos, a matéria e o tempo, que nem sabem de nós, permaneceriam aí indiferentes. Nós, humanos, recriamos a vida por atos de vontade, para fazer um mundo melhor para nós, mas, mesmo sem querer, fizemos um núcleo através do qual o Universo se sabe, se vê, se conhece.
Esta é a obra dos homens no Cosmos, uns bichinhos inteligentes e laboriosos.
Estudo do texto
1) Será que a afirmação do autor de que “nós, os seres humanos, somos pequeninos em relação ao tamanho do Universo?” Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________
3) Escreva três críticas que o autor faz aos humanos e aos seus costumes sociais.
1ª)_________________________________________________________________________________________
2ª)_________________________________________________________________________________________
3ª)_________________________________________________________________________________________
4) As crônicas em geral abordam acontecimentos do dia-a-dia que passam despercebidas pelas pessoas.
Que reflexões sobre a vida diária dos homens o texto nos traz?
___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________
5) O que o autor quis mostrar com a informação: “É claro que continuaremos cultivando plantas para comer,   criando bichos para matar e devorar, derrubando árvores para fazer coisa, etc. Isso é natural, é a lei da Natureza, que só sabe fazer mais vida com mais mortes.”
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
 Proposta de produção de texto: Escreva uma  Crônica Narrativa sobre futebol.
 Você deverá seguir as seguintes instruções:
  • Escreva o seu texto, a partir da situação corriqueira de um grupo de crianças brincando na rua.
  • Escreva na (3ª pessoa)  do discurso.
  • Escreva um texto com, no máximo, 25 linhas.

2 comentários:

Unknown disse...

achei esta atividade muito rica! parabéns

Anônimo disse...

Da número 1 foi para a número 3, tirando isso, ficou perfeita!