sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O cartão-postal - Ele também integra os chamados gêneros textuais

O cartão-postal - Ele também integra os chamados gêneros textuais

Ele também integra os chamados gêneros textuais
Como já faz parte do nosso conhecimento, os gêneros textuais representam as variadas situações de comunicação com as quais estamos acostumados a conviver diariamente. Somente para perceber como fazem parte da nossa rotina, imagine-se estando de férias naquele lugar maravilhoso e de repente... bateu aquela vontade de compartilhar tudo aquilo que você está vivendo com algum (a) amigo (a)... Ah! Não se esqueça de que poderá contar com as funções desse gênero em estudo, pois ele, além de retratar todos os pontos turísticos de um determinado lugar, ainda permite que o remetente (a pessoa que o envia) registre suas impressões pessoais, como também, faça algum comentário sobre as experiências vividas no passeio. 
Esse local é um ótimo exemplo para compreendermos esse caso, pois constitui um dos cartões-postais referentes a uma belíssima cidade situada na região Sul – Campos do Jordão.    
       No que se diz respeito à linguagem utilizada, esta pode ser formal ou informal, tudo irá depender do nível de intimidade entre o remetente e o destinatário, sendo que no verso do cartão há um espaço para o vocativo (“Querida amiga”, “à amada vovó”), seguido do endereço do destinatário. Há também o local reservado para a mensagem dita pelo remetente. No final, aparece a assinatura de quem o enviou.       
         A frente consta-se das ilustrações específicas, ressaltando as diversas atrações que a cidade oferece.
          Por meio do que aprendemos, já sabe, quando viajar não se esqueça das pessoas queridas, certo?

Nenhum comentário: