sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planejamento Língua Portuguesa e literatura -3º ano


    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
     COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
       DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
             ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL CHRISTIANO MARQUES BONILHA
  TELEFONE: 3532 9100
SÉRIE:                                                  EM                     ANO :2010               TURNO: Matutino
  DE ALUNOS:                                              CARGA HORÁRIA SEMANAL:
DISCIPLINA : Português                                                               PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo

OBJETIVOS

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
-Elaborar estratégia de resolução de questão de exame de acesso ao ensino superior,
·          Reconhecer  diferentes elementos que estruturam o texto narrativo: personagens, marcadores de tempo , localização e sequência lógica dos fatos;
·          Relacionar contexto sociocultural a uma determinada obra literária;
·          Utilizar conhecimentos formais para formular hipóteses sobre o uso de determinadas variedades da língua portuguesa presente em um texto.
·          Comparar as características de diferentes gêneros na apresentação de um mesmo tema;
·          Formular opinião adequada sobre determinado fato social;
·          Determinar categoria pertinente para análise e interpretação do texto literário;
·          Inferir o sentido de palavras ou expressão considerando o seu contexto
·          Identificar no texto marcas de uso de variação lingüística;
·          Formular  a opinião adequada sobre o determinado fato social;
·          Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal;
·          Utilizar conhecimentos formais para formular hipótese sobre o uso de determinadas variedades da língua portuguesa, presente em um, texto oral e escrito.
·          Propor a reescrita de partes de um texto, utilizando os recursos de sistema de pontuação;
·          Formular opinião adequada sobre determinado fato social;
·          Desenvolver uma atitude reflexiva na atividade escrita formal.
·          A leitura e a construção da modernidade e do moderno;
·          A crítica  de valores no texto literário;
·          Análise  estilística: nível sintático – a extensão dos períodos; Contexto sociocultural e obra literária;
·          A  primeira e a segunda geração modernista da literatura brasileira.
·          Estrutura sintática  e construção da tese;
·          Texto argumentativo: dissertação escolar;
·          Estrutura da atividade escrita:
·          Planejamento .
·          Adequação lingüística e ambiente de trabalho;
·          Construção lingüística de superfície textual:
·          Paralelismo, coordenação e subordinação.
·          Estrutura da atividade escrita:
·          Planejamento para  construção de texto e revisão;
·          Texto argumentativo: dissertação escolar e acesso Ensino Superior.
·          Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de conteúdo e estratégia por parte do professor.


·          Discussão e sistematização dos temas discutidos.

·          Televisão e vídeo;
·          Livro didático;
·          Rádio;
·          Caderno do professor.
·          Caderno do aluno.
·          Data show(PTT)
·          Vídeoaula vestibulando digital –(Modernismo)
·          Filme: Vidas secas
·          Jornais

·          Livro didático: Português-Maia

·          Gramática





·          Resolução de exercício e de questão de vestibular.

·          Produção de projeto de texto dissertativo-argumentativo;

·          Resolução de exercício e situações-problema.


·          Produção de texto oral;
·          Produção de texto sintético gênero scrap de orkut.

·          Produção de dissertação escolar de acordo com o modelo do Enem;











     Além da avaliação contínua,  os alunos serão avaliados também por meio de:
  • Prova mensal (objetiva)-35%
  • Prova mensal (objetiva)-35%
  • Autoavaliação-10%
  • Produção textual-5%
  • Produção textual-5%
  • Nota  de atividade e participação10%

O critério usado será a síntese das  notas.



________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo

Nenhum comentário: