sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planejamento - DISCIPLINA : Português


    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
     COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
       DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
             ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL CHRISTIANO MARQUES BONILHA
  TELEFONE: 3532 9100
SÉRIE:  5                                              EM                     ANO :2010               TURNO: Matutino
  DE ALUNOS:                                              CARGA HORÁRIA SEMANAL:
DISCIPLINA : Português                                                               PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo

OBJETIVOS

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
·          Reconhecer características do gênero de “crônica narrativa”;
·          Comparar narrativa de diferentes gêneros;
·          Distinguir a tipologia narrativa de gêneros narrativos, identificando crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos (crônicas e contos – por exemplo, contos de fadas, fábulas e outros gêneros mais longos);
·          Ouvir textos narrativos.
·          Produzir versão de letra de música.
·          Retomar os elementos das narrativas;
·          Analisar textos produzidos em outras linguagens;
·          Como a fílmica e a musical, quem apresenta traços das narrativas;
·          Reconhecer “rastros” de elementos da narrativa em gêneros textuais não narrativos;
·          Analisar letras de musica e trechos de filmes, com o objetivo de destacar a narratividade;
·          Recontar a narrativa por meio da produção de uma sequência de fotos.
·          Reconhecer tacos característicos do gênero “letra de música”;
·          Analisar norma padrão em funcionamento no texto ouvir canções produzidas em diferentes estilos;
·          Analisar a norma padrão em funcionamento no próprio texto.
·          Analisar influência de trilha sonora na formação do sentido de um texto;
·          Ouvir leitura de narrativa acompanhada de trilha sonora;
·          Interpretar letra de musica de maneira dramática;
·          Analisar o funcionamento da gramática no texto.
·          Comparar crônica narrativa e outros gêneros narrativos analisar narratividade em charge;
·          Reconhecer elementos conotativos em letra de música;

·          Traços característicos de crônica narrativa;
·          Leitura oral de narrativa, com enfoque nas crônicas;
·          Produção de crônica narrativa;
·          Conceito de parágrafo;
·          Conceito de denotação e conotação;
·          Retomada de elementos da narrativa;
·          Reconhecimento de traços narrativos em textos de diversos gêneros (narratividade);
·          Ortografia.
·          Traços característicos do gênero “letra de música”;
·          Interpretação da letra de música (analise de elementos conotativos);
·          Escuta de letra da música;
·          Pesquisa sobre estilos musicais;
·          Conceito de locução verbal;
·          Seleção de trilha sonora para acompanhar a leitura de narrativa dramatização de canção;
·          Interpretação de imagem com e sem trilha sonora;
·           Sentido das palavras com e sem letra de música;
·          Sistematização de características do gênero “crônica narrativa”;
·          Sistematização do conceito de narratividade;
·          Produção de nova versão para letra de música;
·          Aplicação de denotação e conotação em letra de música.
·          Produção de crônica narrativa com base em fatos retirados da realidade dos alunos;
·          Sondagem inicial com base no repertório narrativo dos alunos;
·          Comparação entre gêneros organizados pela tipologia narrativa;
·          Verificarão de traços narrativos em textos de diversos gêneros e linguagens em comparação com crônica narrativa;
·          Recontar a historia em linguagem visual mais próxima da faixa etária dos alunos;
·          Trabalho lúdico com canções; produção de ilustração interpretativa de letra de música;
·          Trabalho com trilha sonora; dramatização de letra de música;
·          Produção de letra de musica com base em canção já existente.







































·          Livro didático;
·          Caderno do professor;
·          Música;
·          Filmes.

·          Seleção de crônica misturada a outros gêneros narrativos;
·          Produção de crônica narrativa;
·          Produção de quadro síntese com características do gênero “crônica narrativa”;
·          Reescrita, transformando poema em narrativa, ilustração de crônica exercícios de ortografia;
·          Produção de ilustração;
·          Interpretação de letra de música;
·          Construção de quadro síntese;
·          Criação de dramatização adaptada;
·          Analise de trilha sonora para texto narrativo;
·          Analise de palavras em letra de música;
·          Produção de nova versão para letra de música;
·          Analise de crônica narrativa;
·          Com base na sistematização de traços característicos do gênero.














OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO


     Além da avaliação contínua ,  os alunos serão avaliados também por meio de:
  • Prova bimestral (objetiva)-70%
  • Autoavaliação-10%
  • Produção textual-10%
  • Nota  de atividade-10%

O critério usado será a síntese das  notas.

________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo

Nenhum comentário: