Atividade Dissertativa –EP/DE
LP001/LP002
Tema:
Quais os desafios que a vida contemporânea coloca para as práticas de
ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa?
O encontro presencial na DE e o fórum 2- Desafios
da vida contemporânea levaram o meu grupo a uma profunda reflexão a partir
da leitura do texto de Fanfani, e posso dizer que o texto não alterou a minha concepção,
porém ampliou-a. No fórum 2, postei:
“ Os desafios que a vida contemporânea coloca para as
práticas de ensino-aprendizagem se multiplicam a cada dia. As mudanças ocorrem
em ritmo acelerado. Mal aprendemos a utilizar um recurso tecnológico e já nos
deparamos com outros.(os nossos alunos parecem estar sempre a nossa frente
nesse quesito, isso nos assusta.)
Por isso considero que um de nossos desafios é nos colocarmos na posição de estar em constante formação e sermos gestores do nosso processo de aprendizagem, buscando efetivamente o conhecimento que desejamos. Essa postura, de reconhecer que ainda estamos em formação, traz grande mudança na nossa prática pedagógica e beneficia não só nossa competência para lecionar como também o nosso relacionamento com o alunado. “
Por isso considero que um de nossos desafios é nos colocarmos na posição de estar em constante formação e sermos gestores do nosso processo de aprendizagem, buscando efetivamente o conhecimento que desejamos. Essa postura, de reconhecer que ainda estamos em formação, traz grande mudança na nossa prática pedagógica e beneficia não só nossa competência para lecionar como também o nosso relacionamento com o alunado. “
“Com todo arsenal tecnológico
desenvolvido para informar, nosso desafio é aprender usar essa tecnologia a
nosso favor, como aliada e auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. É
ainda nosso grande desafio tornar nossa didática mais envolvente, menos
mecânica e mais lúdica. Menos teórica e mais prática, pois se o conhecimento é
imprescindível, a forma de transmiti-lo tem que encantar, seduzir e envolver.
Enquanto escrevo essas palavras,fico pensando.....estou "chovendo no molhado"...isso já virou senso comum....mas como encantar?,como seduzir?,como envolver?
Por que será que quando a teoria vira prática o "bicho" parece ter mais de uma cabeça?”
Enquanto escrevo essas palavras,fico pensando.....estou "chovendo no molhado"...isso já virou senso comum....mas como encantar?,como seduzir?,como envolver?
Por que será que quando a teoria vira prática o "bicho" parece ter mais de uma cabeça?”
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Se não ouvimos nossos alunos, como poderemos ser ouvidos
por eles? Como poderão se interessar e se identificar com um professor que não
valoriza sua linguagem e a cultura que trazem para a sala de aula? Que não permite que
sua cultura seja se quer, apreciada? Que transmite saberes que parecem tão
distante do seu cotidiano?
“... Algumas soluções foram
apresentadas para este desafio, como proporcionar mais interação na sala de
aula, colocando o aluno na posição de protagonista da aula, perguntar a eles o
que esperam das aulas. ..”Lilian Mara
Dal Cin Dos Santos-Fórum2
O trabalho da disciplina de Língua Portuguesa
em sala de aula, concebido da forma apresentada na citação acima, torna o
professor mais próximo do aluno e de sua realidade e essa proximidade aumenta a
possibilidade de garantir um ensino eficaz, que o leve a ter uma aprendizagem
verdadeiramente significativa e a desenvolver a competência discursiva.
As postagens feitas pelos colegas e
considerações feitas no Encontro Presencial na DE apontaram para a necessidade de
que o professor se coloque sempre no papel de um profissional em formação, que
reformule sua metodologia e prática docente, que tenha a compreensão de língua como
instrumento de interação social, que busque o desenvolvimento de habilidades
linguísticas em seus alunos através do uso dos mais diversos gêneros textuais .
"O passado é
uma roupa que não nos cabe mais" Belchior
Maria
de Fátima Melo Pereira de Azevedo
Bibliografia
Tenti Fanfani E.
Culturas jovens escolar
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