sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SIMULADO – 1º ANO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA

SIMULADO – 1º ANO ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA

ABELHAS CONTRA ARMAS DE GUERRA
Enxames de abelhas treinadas são a esperança mais recente para combater uma praga que infesta dezenas de países, as minas terrestres. Tais armas estão entre as perversas invenções do homem. Custam poucos dólares, mas para removê-las são necessários milhares de dólares e, muitas vezes, o custo de vidas humanas. Há milhares de mutilados, muitos deles crianças, em dezenas de países. Num artigo na revista científica “Optics Express”, o americano Joseph Shaw e seus colegas contam como treinaram abelhas para encontrar minas com 97,5% de acurácia. Eles desenvolveram um sistema a laser que marca e identifica as abelhas rapidamente. As abelhas, na verdade, aprendem a reconhecer o cheiro de uma substância presente nas minas e que é inserida numa mistura doce com a qual são alimentadas. Segundo Shaw, o olfato dos insetos é melhor que o de cães e o risco de acidentes é reduzido a quase zero.
Revista O Globo. Rio de Janeiro, n. 55, ago. 2005, adaptado, p. 50.

1. No texto, afirma-se que


(A) muitas crianças ficam mutiladas em função de minas terrestres.

(B) muitos países gastam milhões de dólares fabricando minas terrestres.

(C) o emprego de laser para desarmar minas terrestres é barato.

(D) o cheiro das abelhas propicia o desarmamento de minas terrestres.


2. O texto deixa subentendido que

(A) a utilização de abelhas é um processo rápido e eficaz. .

(B) minas terrestres são uma esperança de combate às abelha

(C) jornalistas americanos treinaram abelhas para a pesquisa.

D) cães reduzem o risco de acidentes com abelhas.


3. A única opção que apresenta informações do texto dispostas na ordem “fato / conseqüente opinião sobre ele” é

(A) treinamento de abelhas / esperança no combate às minas terrestres

(B) perversidade dos homens / mau-trato às abelhas.

      (C) mutilação de crianças / cura com sistema a laser.

(D) acurácia no olfato das abelhas / substituição de abelhas pelos cães

4. Leia as seguintes afirmações sobre o texto:

I. O autor utiliza aspas para destacar um conceito ou expressão de caráter científico, cujo significado possa ser inacessível a um leitor comum.
II. A referência a uma revista científica de prestígio internacional confere credibilidade ao texto, reforçando a veracidade das informações divulgadas.
Sobre as afirmações acima, é pertinente dizer que

(A) ambas são incorretas.

(B) apenas I é correta.

(C) apenas II é correta.

(D) ambas são corretas.

5. Leias as frases abaixo.
I – Gil Vicente é um representante do teatro do Classicismo.
II – As cantigas eram classificadas em : cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
III – O Humanismo valoriza o antropocentrismo ( concepção de mundo que coloca o homem como centro do Universo).
IV – O eu lírico é sempre masculino - é uma característica da cantiga de amor.
V – A crônica é representada por Fernão Lopes no Humanismo.
   Estão corretas apenas:
a)    I, II e IV
b)    I, II e V
c)    Apenas a III
d)    II, III, IV e V
e)    N.d.a.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem...pelo Nível de Dificuldade das questões Eu não diria , que tal execício fosse do 1º ano do Ensino Médio, mas esta de parabéns pelo post.

Anônimo disse...

nao tem gabarito?

Anônimo disse...

cade o gabarito??

Anônimo disse...

Cadê a porra do Gabarito
!!!?

Anônimo disse...

Envie o gabarito, por favor!

Anônimo disse...

Parabens pelo post, gostaria que enviasse o gabarito.

Unknown disse...

MAS CADÊ O GABARITO? LUIZANTONIO_BARBOSA@YAHOO.COM - sem o br.

Anônimo disse...

Você deve estar de brincadeira isso é exercício pra ensino fundamental. Achei ridículo esse post. Além disso, cade a porcaria do gabarito, como vao estudar sem verificar se acertaram as respostas?!

lulu disse...

Olá, gostaria muito que vc me enviasse o gabarito. Meu email é lugoncalvesg@hotmail.com

Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante



interpretação de texto em quadrinhos

Tirinhas para produção de texto e redação

Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Interpretação de imagem - propaganda

Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor

Menino maluquinho - Interpretação de texto




Interpretação de texto curto

Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental

Textos para interpretação 2° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 3° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 4° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 5° ano do Ensino fundamental

Textos curtos para interpretação com gabarito

Texto curtos para interpretação de texto





Interpretação de texto

A princesa e a ervilha - Interpretação com alternativas

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos