sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Leitura e produção de texto - planejamento


    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
     COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
       DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ
             ESCOLA ESTADUAL –ESCOLA ESTADUAL Dr. EPAMINONDAS FERREIRA LOBO
  TELEFONE: 3532 4044
                  SÉRIE:  5ª A e B                                              EF                     ANO :2011               TURNO: Vespertino
                                                                                    CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2
                 DISCIPLINA : Leitura  e produção de texto                                             PROFESSOR : Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo


OBJETIVOS

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO


Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes linguagens, em especial a linguagem literária, sobretudo no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer/compreender.

Possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal, em especial os da literatura brasileira.

 Estimular a leitura dos livros de ficção existentes no acervo da escola.


Gêneros textuais privilegiados:
Poesia de cordel
Conto
Fábula
Crônica
Outros gêneros apresentados:
 Anúncio publicitário                         Texto documental
Informativos jornalísticos                 Mapas com legenda
Cartão telefônico
Leitura e análise da linguagem:
Estrutura do cordel
Revisão da estrutura da narrativa
Reconhecimento e identificação da intencionalidade  e do público-alvo do texto publicitário
Identificação dos recursos linguísticos e textuais  utilizadas nos anúncios
Reconhecimento da chamada e do apelo emocional do texto publicitário
Produção de síntese
Identificação do suporte
Função do texto jornalístico
Análise das características e da linguagem utilizadas no texto jornalístico
Conceito de preâmbulo
Lide
Revisão do conceito de parágrafo
Conceito e produção de resumo
Impessoalidade em textos jornalísticos
Leitura e produção de infográficos
Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais


Com base nos preceitos que introduzem essas diretrizes, as aulas de Leitura e Produção de Texto (LPT) defendem um trabalho com a diversidade de obras literárias, para que se possa ampliar as possibilidades de conhecimento do extenso repertório da cultura ficcional, a partir de experiências enriquecedoras e humanizantes para o aluno.

Produzir compreensões de textos lidos;
Explorar possibilidades linguísticas e estéticas, recorrendo ao seu repertório de experiências, para produzir textos literários próprios, individual ou coletivamente;
 Participar de rodas de leitura de obras da literatura universal;
 Organizar saraus literários de textos produzidos por eles;
 Assistir a filmes, debater sua temática e compreender a sua linguagem;
Cantar e interpretar músicas do repertório popular nacional;
 Desenvolver atividades diversificadas que permitam a exploração de outras linguagens artísticas de forma lúdica e prazerosa.
Local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua

-valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo centrado na reflexão e no fazer.

- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor.

-  Recursos áudio visual. (Data Show)aula em Power Point.

Dicionário,

Textos de livros extraclasse.
-comunicados escolares,

Caderno do aluno
Jornais

-Livro didático: Português

Caderno do aluno
Vídeos:
Patativa
Ariano Suassuna
Deu a louca na Chapeuzinho

Para se verificar o desempenho dos alunos nas aulas de LPT, devem ser considerados:
 o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;

A produção oral ou escrita dos alunos em cada atividade proposta;

O processo de produção de texto em todas as suas etapas, bem como a produção final.

Produção de texto publicitário com imagens (cartaz e vídeo )

Produção de elementos Básicos  do texto publicitário: Slogan logotipo e estratégias de convencimento
















     Além da avaliação contínua ,  os alunos serão avaliados também por meio de:
  • Prova bimestral 70%
  • Autoavaliação-10%
  • Nota  de atividade-20%

O critério usado será a síntese das  notas.


________________________________________________________
Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
7/03/2011

Nenhum comentário: