sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Exposição: A época Realismo-Naturalismo - Do texto ao contexto

Exposição:    A época Realismo-Naturalismo
TÍTULO:
Do texto ao contexto
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Meu desejo é levar os alunos a situações concretas.Partindo do princípio que há muito tempo o ensino da literatura vem sendo vem sendo de um modo “engessado”.
Busco abordar uma literatura de uma pespectiva a um só tempo diacrônica e sincrônica, que se volta não apenas para literatura de seu tempo, que se volta não apenas para as relações da literatura de seu tempo, mas tambémpara os diálogos que a própria literatura  trava dentro dela mesma, dando salto se tranformando.
Assim pretendo levar os estudantes a perceberem o verdadeiro sentido de historicidade do texto literário, um sentido de vida, de permanencia, que difere do engessamento da historiografia meramente descritiva e classificatória.
 Objetivo Geral:
Libertar o olhar do estudante-leitor de literatura, já que, só é possivel comprender o passado olhando para o presente, também só é possivel compreender o presente olhando para o passado.
Objetivos Específicos:
Com essa abordabem tenho como meta levar meus alunos a contextualização literaria.Objetivo, que deixem de vê-la como uma peça de museu, ou um velho álbum de fotografias, mas que a transforme em conhecimento significativo, para que compreendam melhor o mundo em que vivem.Procurarei utilar para isso os dons e habilidades naturais que percebo em cada um, instigando-os, desafiando-os, encorajando-os e principalmente estimulando-os  a enfretarem e superarem desafios.

 FONTES, PROCEDIMENTOS E ETAPAS
 Fontes:
Entre as fontes a serem utilizadas estarão:
a) Livros didáticos(Portugês- linguagens Willian Roberto Cereja  e Thereza Cochar Magalhães/ Portugês- volume       único –            Douglas          Tufano           
b)        Sites(www.Sitedeliteratura.com/literatura.htm ,                                         www.mundocultural.com.br/literatura1/).
Procedimentos:
Inicialmente, o projeto será realizado por meio de leitura, pesquisa e análise do contexto histórico, social e cultural da época do Realismo-Naturalismo . Em um segundo momento, serão assistido terchos de vídeos, tais como: documentários da TV escola - Machado de Assis: O bruxo do Cosme Veslho;  de mémorias póstumas de Brás Cubas, de André Klotzel, O primo Bvásilio de Daniel Filho, O cortiço, de Fernando Ramalho.
Já embasados os alunos partirão para montagem de uma exposição, para isso cada grupo deverá apresentar seu trabalho, e são eles:
1-A pintura realista de Coubet.
Pesquisar a vida e a obra do pintor realista Gustave Coubet e reproduzir  o quadro: Natureza morta: maças peras e primúlas sobre   a mesa
2- A roupa e a moda da época do Realismo-Naturalismo
Pesquisar sobre as roupas e a época do Realismo-Naturalismo
Grupo I- montar com recicláveis um vestuario da época.
Grupo II-montar uma revista de moda, da época.
3-“mais louco é quem me diz...”
Ler o conto “O alienista”
Grupo I- montar uma maquete da “Casa Verde”
Grupo II-produção de uma noticia sobre um acontecimento em Itaguaí e fazer a seguinte pergunta aos  profissionais da educação:” O que é a loucura?”
Obs: usar como trilha sonora a música “ Balada do louco” de Ney Matogrosso.
4- Habitação popular da época do Realismo-Naturalismo
Tomar como ponto de partida a obra O cortiço, de Aluísio de Azevedo
Pesquisar sobre a habitação popular da época do Realismo-Naturalismo
Grupo I- montar uma maquete do “cortiço”
Grupo Iifazer um vídeo com  uma reportagem  sobre4 o problema habitacional  enfrentado no século XIX, pelas pessoas que vivem hoje na regiãoonde se passa a história.(estabelecer um paralelo)
5- Montagem de um vídeo com uma paródia sobre o Realismo
6-Exposição “Machado de Assis” montar uma banca com todos os livros do autor, com painéis  onde deverá haver sua biografia , bem como imagens  de seu cotidiano e familiares.
7-Encenação do conto “ A cartomante”.
8-Caricatura de autores Realistas e Naturalistas

Interdiciplinalidade:
  • História
  • Arte
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
Temas tranversais
  • Reciclgem
  • Preconceito
               

Turmas envolvidas no projeto:
·         2º A

·         2º B



Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo
Professora


Nenhum comentário: