sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa- 3ª série

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa- 3ª série A-
Nome:______________________

O texto a seguir será a base das questões 1. No romance Vidas secas, de Graciliano
Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:

Não se conformou: devia haver engano.
[...] Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria?
O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda. Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.

1. No fragmento transcrito, um erro faz com que patrão e empregado se situem em posições opostas. O texto permite-nos notar que:
I. Fabiano não gostava de misturar trabalho com relacionamentos afetivos, por isso não queria entregar o que era dele de mão beijada.
II. O patrão termina a discussão ameaçando Fabiano de demissão.
II. Fabiano prefere calar-se a correr o risco de ser demitido e ter de “procurar serviço noutra fazenda”.
Estão corretas:
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas I e III
d) Todas
e) Nenhuma.

2. Identifique duas características próprias do Modernismo brasileiro.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Observe: A gente sabe que tem gente que escorrega na gramática. Reescrevendo a frase em uma versão formal, encontramos:
a) A gente sabemos que temos que escorregar na gramática.
b) Nós sabemos que temos que cometer erros de gramática.
c) Nós sabemos que há pessoas que cometem erros de gramática.
d) A gente sabemos que existem pessoas que escorregam gramaticalmente.
e) Nós sabemos que tem pessoas que cometem escorregões na gramática.

Lembretes para o vestibulando
1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental, já que você deverá se concentrar nas questões por um longo período de tempo.
2. Antes da prova, alimente-se com moderação, dando preferência a alimentos naturais e leves, de digestão fácil.
3. Não estude na véspera da prova. Dê preferência a atividades que ajudem no relaxamento e vá dormir mais cedo.
4. Programe-se para chegar com bastante antecedência ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade.
5. Durante a prova, dê preferência à resolução imediata das questões que lhe pareçam mais simples.
6. Ao final da prova, não deixe de conferir se respondeu a todas as questões e se transferiu todas as respostas para a folha indicada.
 Agora responda com base no texto acima:

4. O texto tem como finalidade:
(A) ordenar pelo grau de importância as providências a serem tomadas pelo vestibulando.
(B) prevenir o vestibulando para enfrentar situações imprevisíveis durante a prova.
(C) orientar o candidato em relação ao método de estudo mais eficaz para a sua preparação.
(D) instruir o vestibulando quanto às providências prévias e às relacionadas ao momento da prova.




5. De acordo com o texto, o vestibulando deve:
(A) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas.
(B) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedência e resolver antes as questões mais simples.
(C) manter o equilíbrio físico e mental, estudar bastante e controlar a ansiedade.
(D) dormir bem, resolver antes as questões mais difíceis e conferir as respostas.

6. Assinale a alternativa que expressa a justificativa para as recomendações:
(A) Programe-se para chegar com bastante antecedência.
(B) Não deixe de conferir se respondeu a todas as questões.
(C) Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental.
(D) Não estude na véspera da prova.

Para responder às questões de números 7 a 10, leia o texto abaixo.

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Álvaro de Campos.

7. É possível compreender do texto que:

(A) o fato de as cartas de amor serem ridículas torna ridículo o próprio amor.
(B) o sentimento amoroso faz com que sejam ridículas as cartas de amor.
(C) as pessoas que não escrevem cartas amorosas tornam o amor ridículo.
(D) quem escreve cartas de amor verdadeiro jamais se expõe ao ridículo.


8. Marca-se no poema uma relação de oposição por meio das expressões

2 comentários:

Ana disse...

Queria o gabarito

Anônimo disse...

EU TAMBÉM KKK...