sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Atividades- Língua Portuguesa

A Girafaaaaaaa Pescoço extenso, mas constituído pelo número normal de vértebras cervicais (sete), a enorme cabeça estreitando-se para frente, as pernas desmesuradas, o dorso oblíquo e a cauda terminada por um comprido tufo de crinas, são características bem conhecidas da girafa.Tanto o macho quanto a fêmea possuem dois cornos de 15 cm de comprimento, curtos e peludos. A pelagem ornada de malhas castanhas ou amarelas, separadas por intervalos de cor branca, dissimula de tal modo a nitidez do seu contorno que uma manada de girafas dificilmente será vista à distância no meio de um grupo de acácias, árvores que constituem sua principal fonte de alimentos.
-1-Usando o dicionário, o aluno reescreverá o texto substituindo as palavras sublinhadas por um sinônimo. A reescrita deverá ser feita a lápis, e o professor orientará para que o aluno faça a atividade de forma que o texto fique correto como no papel, com as margens e parágrafos alinhados. Parece uma atividade fácil, mas muitos alunos não sabem mais escrever com estética, e outros esqueceram como se usa um dicionário. Experimente e verá.

A GIRAFA BRANCA
As girafas têm todos os motivos para achar que a vida não é fácil! São o alvo da cobiça de caçadores e da fome das feras. Aprenderam a usar longos pescoços como se fossem periscópios, e do alto dos seus cinco metros de altura vigiam, por cima dos arbustos, os seus possíveis inimigos. Ao menor sinal de perigo, entram em fuga estratégica.
Nesse galope salvador deixam quase para trás a figurinha difícil da família, a girafa branca, raridade ainda encontrada na fauna do Quênia. A girafa branca sofre a discriminação de toda a manada. Malvista e mal amada, segue humildemente as outras, de longe. É repelida o tempo todo pelas girafas comuns, cobertas de belas nódoas da espécie.
O fenômeno da girafa desbotada se explica por uma carência parcial de melanina, que impede a formação que impede a formação de pigmentos na pele. Mas não se trata de um animal albino. Os albinos não têm melanina nenhuma e, por isso suas mucosas são muito avermelhadas. A girafa branca, ao contrário, possui olhos grandes e escuros.
Mas nem esses olhos sombrios e meigos comovem suas companheiras de manada, que também não se estremecem com o fato de que ela possui língua imensa e azul-escura como qualquer outra girafa. É branca e, por isso, uma verdadeira ovelha negra da família. Apenas duas ou três companheiras mais avançadas a aceitam. Com restrições.
Entre as hipóteses formuladas pelos especialistas para explicar o preconceito, figura a da sobrevivência: A girafa branca constituiria um alvo fácil demais para os inimigos da manada. Daí sua vida de bode expiatório.
Manchete, outubro de 1977
2- ECONTRE NO TEXTO E COPIE A FRASE QUE CONTÉM:
Um numeral
Um substantivo no diminutivo
Um substantivo coletivo
Um substantivo composto
3- COPIE AS PALAVRAS QUE SE PEDE:
uma paroxítona terminada em l
uma paroxítona terminada em ditongo
uma proparoxítona
um monossílabo tônico
4- REESCREVA AS FRASES SUBSTITUINDO AS PALAVRAS DESTACADAS POR SINÔNIMOS:
A girafa branca sofre discriminação.
Os albinos não têm melanina
A girafa é um alvo para os inimigos.

A girafa é um alvo para os inimigos
ESTUDO DO TEXTO:
Por que a girafa branca é discriminada pelas outras?
Em nossa sociedade também existe preconceito. Quais tipos de preconceitos?
Escreva o primeiro parágrafo no singular.
Resuma o quinto parágrafo numa única frase.
Rescreva o terceiro parágrafo iniciando-o por: “As girafas brancas não são albinas
Analise e comente o último parágrafo do texto.
6- PRODUÇÃO DE TEXTO:
Escreva um texto na primeira pessoa do singular, assumindo a voz da girafa, e conte como é sua vida e como se sente em relação à discriminação. O texto deve ter estética.
7- Desenhe

Nenhum comentário: