sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Atividade Dissertativa –EP/DE
LP001/LP002

Tema: Quais os desafios que a vida contemporânea coloca para as práticas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa?

O encontro presencial na DE e o fórum 2- Desafios da vida contemporânea levaram o meu grupo a uma profunda reflexão a partir da leitura do texto de Fanfani, e posso dizer que o texto não alterou a minha concepção, porém ampliou-a. No fórum 2, postei:
Os desafios que a vida contemporânea coloca para as práticas de ensino-aprendizagem se multiplicam a cada dia. As mudanças ocorrem em ritmo acelerado. Mal aprendemos a utilizar um recurso tecnológico e já nos deparamos com outros.(os nossos alunos parecem estar sempre a nossa frente nesse quesito, isso nos assusta.)     
Por isso considero que um de nossos desafios é nos colocarmos na posição de estar em constante formação e sermos gestores do nosso processo de aprendizagem, buscando efetivamente o conhecimento que desejamos. Essa postura, de reconhecer que ainda estamos em formação, traz grande mudança na nossa prática pedagógica e beneficia não só nossa competência para lecionar como também o nosso relacionamento com o alunado. “

“Com todo arsenal tecnológico desenvolvido para informar, nosso desafio é aprender usar essa tecnologia a nosso favor, como aliada e auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem. É ainda nosso grande desafio tornar nossa didática mais envolvente, menos mecânica e mais lúdica. Menos teórica e mais prática, pois se o conhecimento é imprescindível, a forma de transmiti-lo tem que encantar, seduzir e envolver.     
Enquanto escrevo essas palavras,fico pensando.....estou "chovendo no molhado"...isso já virou senso comum....mas como encantar?,como seduzir?,como envolver?    
Por que será que quando a teoria vira prática o "bicho" parece ter mais de uma cabeça?”

“... foi dito que o modo de ser dos alunos é um desafio para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Alguns de vocês afirmaram que muitos alunos são desinteressados, apáticos, não se interessam pela leitura e não têm paciência para ouvir o professor...”

 
Ao analisar e refletir sobre o que postei, penso ter encontrado uma resposta para a minha pergunta e a de tantos outros colegas que participaram do fórum 2:  “Como envolver?”. A resposta que inferi no texto de Fanfani e que considero um grande desafio, foi: Envolvendo-nos,para que envolvidos busquemos conhecer  e valorizar a linguagem e a cultura do nosso aluno ,mostrar que  realmente nos importamos com sua aprendizagem , transformar todo arsenal tecnológico com o qual convivem em nosso aliado ,esquecermo-nos  do barro que fomos moldados e transformar nossa teoria em prática. Pois segundo Fanfani: “ Hoje, é impossível separar o mundo da vida do mundo da escola”Tal reflexão me remeteu a postagem da Professora Lilian no fechamento do fórum :

Se não ouvimos nossos alunos, como poderemos ser ouvidos por eles? Como poderão se interessar e se identificar com um professor que não valoriza sua linguagem e a cultura que trazem para a sala de aula? Que não permite que sua cultura seja se quer, apreciada? Que transmite saberes que parecem tão distante do seu cotidiano?

“... Algumas soluções foram apresentadas para este desafio, como proporcionar mais interação na sala de aula, colocando o aluno na posição de protagonista da aula, perguntar a eles o que esperam das aulas. ..”Lilian Mara Dal Cin Dos Santos-Fórum2

O trabalho da disciplina de Língua Portuguesa em sala de aula, concebido da forma apresentada na citação acima, torna o professor mais próximo do aluno e de sua realidade e essa proximidade aumenta a possibilidade de garantir um ensino eficaz, que o leve a ter uma aprendizagem verdadeiramente significativa e a desenvolver a competência discursiva.

As postagens feitas pelos colegas e considerações feitas no Encontro Presencial na DE apontaram para a necessidade de que o professor se coloque sempre no papel de um profissional em formação, que reformule sua metodologia e prática docente, que tenha a compreensão de língua como instrumento de interação social, que busque o desenvolvimento de habilidades linguísticas em seus alunos através do uso dos mais diversos gêneros textuais .


                            "O passado é uma roupa que não nos cabe mais"  Belchior



                                               Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo


Bibliografia

Tenti Fanfani E. Culturas jovens escolar    



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