sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Atividade Avaliativa - Série:7 ª


Série:7 ª

Atividade Avaliativa

Data: 19/04_/2011

Valor:

Disciplina: Técnicas de redação e leitura

Professor: Fátima Azevedo

Aluno:                                                                                            Nº.:

Nota:


Orientações: - Preencha o cabeçalho, escrevendo seu nome completo.
-A prova deve ser feita com caneta azul ou preta, não serão aceitas rasuras ou uso de corretivo nas questões, podendo acarretar descontos. Ao escrever, observe se sua letra está legível, conferindo detalhes como acentuação, ortografia e pontuação, pois a falta destes resultará em descontos de nota.
- Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder.   Boa prova! Prof. Fátima
ESTUDANTES PAULISTAS PRODUZEM PEÇAS PARA A NASA
SÃO PAULO - Três alunos de um curso técnico do SENAI (Serviço Nacional da Indústria) de São Paulo estão produzindo peças que vão equipar a estação espacial internacional. Aos 19 anos Michel Ramos Pereira é responsável por manipular uma máquina de alta precisão,computadorizada, que produz uma das peças encomendadas pela NASA -- a agência espacial americana. “É uma peça solicitada com medidas bem precisas e o controle do processo de produção dela é bem complicado” conta ele.
Pereira e outros dois alunos do SENAI estão há dois meses trabalhando no projeto. Ao todo, serão 33 peças. Elas devem estar prontas até o início do ano que vem, quando serão levadas para a estação espacial. A produção destas peças faz parte de um acordo que o Brasil firmou com os Estados Unidos em 1997 para poder participar da estação espacial internacional, juntamente com outros 15 países.
A ideia é que pesquisadores brasileiros possam fazer experiências em diversas áreas, como biologia e medicina, no espaço. — Num primeiro momento é simplesmente um intercâmbio na área de educação profissional, mas evidentemente isso eleva a qualidade do produto brasileiro e faz com que a indústria brasileira seja reconhecida lá fora – diz o diretor do SENAI Luiz Carlos Vieira.
Quem incentivou essa troca de tecnologia foi o ex-aluno do SENAI, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. — Uma indústria brasileira que produza essas peças, é automaticamente homologada através de um processo de qualidade pela NASA. É muito importante que a gente consiga colocar produtos de alta qualidade no mercado internacional – afirma.
“Quando a gente entra num processo desses, e vê que ele está acontecendo, é uma realização tremenda. Nunca imaginava que um dia eu ia fazer parte de um processo assim, fazendo uma peça de um foguete que eu já vi na televisão” – comemora Pereira.
Globo on-line acesso em 12/05/2005
Análise do texto
1. Assinale a única alternativa com a resposta correta:
a) O convênio entre a NASA e o SENAI foi incentivado pelo:
(A) diretor do SENAI.
(B) diretor-geral da NASA.
(C) primeiro astronauta brasileiro.
(D) pesquisador brasileiro.
b) “Quando a gente entra num processo desses, e vê que ele está acontecendo, é uma realização tremenda.” (último parágrafo) No trecho, a expressão em destaque refere-se a:
(A) elaboração de propostas para a venda de tecnologia.
(B) formação profissional na indústria brasileira.
(C) produção de peças para uma estação espacial.
(D) viagem de três estudantes brasileiros ao espaço
c) Os pesquisadores brasileiros começaram a produzir peças para a NASA depois da:
(A) assinatura de acordo entre Brasil e Estados Unidos.
(B) conclusão do curso técnico no SENAI de São Paulo.
(C) realização de experiências nas áreas de biologia e medicina.
(D) participação do Brasil na estação espacial internacional.
d) Das frases abaixo, aquela que expressa opinião é:
(A) Estudantes paulistas produzem peças para a NASA.
(B) Michel Ramos Pereira é responsável por manipular uma máquina de alta precisão.
(C) Nunca imaginava que um dia eu ia fazer parte de um processo assim.
(D) Quem incentivou essa troca de tecnologia foi um ex-aluno do SENAI.

e) Como você avalia oportunidades com a que o SENAI disponibilizou aos três jovens?
_____________________________________________________________________________________________
f) Releia este trecho: “Num primeiro momento é simplesmente um intercâmbio na área de educação profissional, mas evidentemente isso eleva a qualidade do produto brasileiro e faz com que a indústria brasileira seja reconhecida lá fora”. Observe a palavra destacada. O que podemos inferir sobre seu uso no contexto?
______________________________________________________________________________________________
            _______________________________________________________________________________________________
3. Este texto é ficcional ou apresenta informações reais? Explique.
______________________________________________________________________________________________
4. É possível perceber a opinião do autor em algum trecho? Transcreva-o, se for o caso.
______________________________________________________________________________________________
5. Em que pessoa do discurso o texto foi escrito? Por que o autor utilizou essa pessoa para escrever o texto?
______________________________________________________________________________________________
6. Responda:
a) Qual a diferença entre assunto e tema?___________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

b) Do texto lido, qual é o assunto? _________________________________________________________________
              
               c) E qual o tema? _______________________________________________________________________________

Produção textual
1.Análise a manchete a seguir e produza um conto de mistério do cotidiano:
  • Grupo perdido no vale do Itararé fez contato há quatro dias; bombeiros fazem buscas.

Nenhum comentário: