O desenvolvimento
de atividades de Educação Ambiental depende da montagem de um projeto com
objetivos e conteúdos que permitam abordar aspectos relacionados a elementos
naturais e construídos. E aos aspectos sociais, econômicos, culturais
envolvidos na questão ambiental. Da atividade mais simples, como a montagem de
uma exposição, até um projeto mais complexo, o planejamento é necessário.
TRABALHAR COM PROJETOS SIGNIFICA:
- Uma proposta dinâmica, que motiva e desafia as
crianças a encontrar as melhores soluções para resolver velhos e novos
problemas.
- Professor(a) compartilhando com os alunos(as)
a importância do agir coletivamente. O mestre deixa de ser o único dono do
saber.
- Participação constante dos alunos na escolha
do tema, estratégias, desenvolvimento, etc.
- Situações reais e concretas que interessem de
fato ao aluno, transformem uma idéia em realidade. Compartilhar uma
aprendizagem com sentido.
- Alunos que planejam e implementam projetos
aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões.
- Em um projeto, as crianças precisam de uma
diversidade de situações de aprendizagem sobre um determinado assunto para
aprender.
- Todo projeto tem que ter um produto final.
Pode ser uma ação, como um sarau de poesias, por exemplo, ou objetos
concretos.
- O projeto, uma vez realizado, foi bom se os
alunos aprenderam muito, não se o produto ficou bonito ou o resultado bem
apresentado.
MODELO PARA ORGANIZAR UM PROJETO
1. Apresentação (quem?)
Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local e data.
Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local e data.
2. Introdução (o quê? Por quê?)
Na introdução do projeto discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido. Algumas referências bibliográficas e citações poderão dar sustentação ao texto. Ainda na introdução, as justificativas e a relevância do projeto são apresentadas, consistindo na exposição das razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho.
Na introdução do projeto discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido. Algumas referências bibliográficas e citações poderão dar sustentação ao texto. Ainda na introdução, as justificativas e a relevância do projeto são apresentadas, consistindo na exposição das razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho.
3. Objetivos (para quê? Para quem?)
Os objetivos deverão indicar com precisão os resultados a serem alcançados pelo projeto.
Os objetivos deverão indicar com precisão os resultados a serem alcançados pelo projeto.
Os objetivos de um
projeto de Educação Ambiental (EA) devem ser os mais específicos possíveis. Em
EA, queremos produzir mudanças nos educandos. Queremos ampliar conhecimentos,
mudar valores e, acima de tudo, mudar comportamentos. Queremos formar cidadãos
que reconheçam os problemas ambientais e que os processos naturais do meio
ambiente mantêm a qualidade de vida, e que tomem atitudes para conservar o
ambiente do planeta.
Objetivo geral – É a busca de resultados a longo
prazo, ligados a uma visão geral e abrangente do tema.
Objetivo(s) específico(s) - São as
consequências previstas e específicas das atividades do projeto. Apresentam
caráter mais concreto. Sua exposição é feita, normalmente, com verbos no
infinitivo (elaborar, fazer, estudar, realizar).
4. Desenvolvimento (como? Com quê?)
Deve explicitar os mecanismos concretos a partir dos quais os objetivos serão atingidos. Muitos chamam esta etapa de "métodos e técnicas", sendo o primeiro associado aos aspectos abstratos (como?) e o segundo às ferramentas de trabalho (com quê?).
Exemplos de procedimentos metodológicos: observação direta, coleta de dados e comparação de informações. Técnicas e instrumental: questionários, vídeos, modelos reduzidos, dramatização e simulação.
Deve explicitar os mecanismos concretos a partir dos quais os objetivos serão atingidos. Muitos chamam esta etapa de "métodos e técnicas", sendo o primeiro associado aos aspectos abstratos (como?) e o segundo às ferramentas de trabalho (com quê?).
Exemplos de procedimentos metodológicos: observação direta, coleta de dados e comparação de informações. Técnicas e instrumental: questionários, vídeos, modelos reduzidos, dramatização e simulação.
5. Cronograma de atividades (quando?)
O trabalho deverá ser subdividido em etapas, onde a previsão do tempo de execução esteja bem explicitada. Pode-se fazer uma tabela para facilitar a visualização.
O trabalho deverá ser subdividido em etapas, onde a previsão do tempo de execução esteja bem explicitada. Pode-se fazer uma tabela para facilitar a visualização.
Modelo de Cronograma de Atividades:
6. Recurso para a realização do
projeto (com o quê e quanto?)
Resumo financeiro ou dos recursos que requer. Pessoal: Material: publicações, equipamentos do projeto.
Resumo financeiro ou dos recursos que requer. Pessoal: Material: publicações, equipamentos do projeto.
7. Bibliografia (quais as fontes?)
Deverá ser relacionada ao final do projeto, abrangendo livros, artigos, documentos, etc.
Deverá ser relacionada ao final do projeto, abrangendo livros, artigos, documentos, etc.
8. Avaliação e Monitoramento (como acompanhar)
A avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão. Os encontros do grupo que participa do projeto, por exemplo, são momentos importantíssimos de avaliação, em termos de expectativas, de condições intelectuais, afetivas e emocionais, e mesmo de condições políticas e materiais para se dar continuidade ao projeto. Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Os resultados que esperamos devem ser medidos em termos específicos, através da mudança ocorrida. Temos que ser criativos e definir maneiras simples para verificar se a mudança ocorreu ou não.
A avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão. Os encontros do grupo que participa do projeto, por exemplo, são momentos importantíssimos de avaliação, em termos de expectativas, de condições intelectuais, afetivas e emocionais, e mesmo de condições políticas e materiais para se dar continuidade ao projeto. Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Os resultados que esperamos devem ser medidos em termos específicos, através da mudança ocorrida. Temos que ser criativos e definir maneiras simples para verificar se a mudança ocorreu ou não.
É imprescindível
uma avaliação final ao término do projeto, para medir os resultados imediatos.
Estes resultados fornecem instrumentos para futuros projetos. Medição dos
resultados do projeto a longo prazo. Avaliações posteriores são necessárias
após o término do projeto, em períodos previamente estabelecidos, para medir os
resultados a longo prazo. Elas também são importantes para futuros projetos.
Finalmente, é importante registrarmos
as avaliações realizadas, analisá-las e, a partir delas, reorientar os aspectos
teóricos e práticos do projeto.
OUTRA FORMA DE VER UM PROJETO:
PLANEJAMENTO:
O QUÊ? Sobre o quê pesquisaremos? Que faremos nesse projeto?
COMO? Como realizaremos o projeto?
QUEM? Quem realizará cada uma das atividades?
POR QUE? Por que estamos pesquisando esse tema?
QUANDO? Quando realizaremos as etapas do planejamento?
COM QUE? Quais
serão os recursos, materiais e humanos, necessários?
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