quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Planejamento-Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 2º ano Bimestre: 2º

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO


COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITARARÉ






Professor(a): Maria de Fátima Melo Pereira de Azevedo

Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 2º A e B Ano: 2009 Bimestre: 2º



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Conteúdo

( Currículo Oficial)

Localizar informações relevantes no texto para solucionar determinados problemas apresentados: inferir sentido de palavras ou expressões, considerando o contexto delas no texto : reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam o texto narrativo literário, apropriando-se dele no processo de construção de sentido.: propor a reescrita de partes de um texto, considerando uma proposta de transformação de determinados recursos linguístico ou expressivos;formular opinião adequada sobre determinado fato artístico,cientifico ou social.

• Estratégias. Aula interativa, com a participação dialógica, lúdica e reflexiva do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor; uso de recursos audiovisuais e visuais que procuram atitude de sensibilidade diante da realidade local e do aprendizado como uma elaboração processual e continua

• Metodologia (recursos didáticos...): dicionário; livro didático; recursos de áudio.

• Avaliação: resolução de exercícios e questões de vestibular; leitura em voz alta; reescrita de texto de acordo com a proposta específica. A questão do vestibular de literatura-Interação entre elementos literários e linguístico; A obra de Álvares de Azevedo: época, contexto e estilo; a metáfora

Contextualizar histórica e socialmente o texto literário;reconhecer diferentes elementos que estruturam o conto fantástico gótico na recepção e produção textual.

• Estratégia: Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor; uso de recursos audiovisuais valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo e centrado no fazer.

• Metodologia (recursos didáticos...): Dicionário, filme; textos de livros extraclasse, mural da escola, comunicados escolares, música,

• Avaliação:produção de conto fantástico gótico e elaboração de exercício. Tempus fugit e a crise de identidade social do poeta:o conto fantástico gótico;Romantismo;Ultrarromantismo e Alvarez de Azevedo.



Relacionar diferentes textos - opiniões, tema, assunto, recursos linguisticos ,identificando o diálogo entre a ideia e o embate dos interesses existentes na sociedade;identificar a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanente no patrimônio literário;distinguir a diferença entre a leitura de distração e a leitura literária



• Estratégia: Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor; uso de recursos audiovisuais valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo e centrado no fazer.

• Metodologia (recursos didáticos...): Dicionário, filme; textos de livros extraclasse, mural da escola, comunicados escolares, música,

• Avaliação:Elaboração de opinião e resolução de exercícios e artigo. Sistemas de arte e de distração; como fazer para gostar de ler literatura?; Texto e contexto social; o romance.



Analisar textos publicitários; sintetizar opiniões; posicionar-se criticamente perante o futuro por meio de textos verbais; relacionar – em diferentes textos – opiniões, temas, assuntos, recursos linguisticos ,identificando o diálogo entre as idéias e o embate de interesses existentes na sociedade.

• Estratégia: Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégia por parte do professor; uso de recursos audiovisuais valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo e centrado no fazer.

• Metodologia (recursos didáticos...): Dicionário, filme; textos de livros extraclasse, mural da escola, comunicados escolares, música,

• Avaliação:slogan;texto publicitário;resolução de exercícios;discussão oral em classe.. valor expressivo do período simples; coordenação e subordinação; sintaxe e argumentação; anuncio publicitário; slogan





Identificar categorias pertinentes para análise de interpretação de texto literário,bem como relação entre tema , estilo e contexto de produção



• Estratégia: Aula interativa, com a participação lúdica e reflexiva do aluno,ao resolver uma situação problema especifica.

• Metodologia (recursos didáticos...): Dicionário ; livro didático;obras literárias;biblioteca ou salde leitura, internete.

• Avaliação:Elaboração de antologia poética. Poemas: visão temática; o século XIX e apoesia;antologia



Além das avaliações já citadas, os alunos serão avaliados também por meio de:

• Prova bimestral (objetiva)-10.0

• Produção de texto-5.0

• Resumo de livro literário-10

• Nota de atividade-5.0



O critério usado para média bimestral será a soma das notas.

Um comentário:

amanda disse...

pq nao coloca um conto fantastico gotico seu para expor o seu trabalho